O Departamento Municipal de Saúde realizou importantes atividades no mês de agosto, tratando-se da campanha Agosto Azul, com fatores significativos para o público masculino.
Dia 13/08 Palestra DST/AIDS na CRI, Coleta, Reciclagem e Industrialização de Lixo, enfermeiras Dayane Müller e Lucimary da Luz Costa;
24/08 Palestra DST/AIDS e realização de Testes Rápidos no SENAI, enfermeiras Dayane Müller, Lucimary da Luz Costa e Marilde Antunes Bueno;
26/08 Palestra DST/AIDS na COAMO, enfermeiras Dayane Müller e Lucimary da Luz Costa;
O mês contou ainda com a realização de Testes Rápidos em livre demanda para os homens acima de 18 anos na Unidade Central de Saúde, sendo realizados 913 Testes Rápidos no mês de agosto, onde foram diagnosticados vários casos de HIV, Sífilis e Hepatite C.
A sífilis é uma doença transmitida por relação sexual sem preservativo e também de mãe para filho durante a gravidez, que pode iniciar com pequenas e poucas lesões nos órgãos genitais, as quais desaparecem muitas vezes sem tratamento na fase primária. Na fase secundária pode apresentar pequenas lesões nas palmas das mão ou plantas dos pés, lesões na boca ou gengivas e perda de cabelo, o que em grande parte dos casos também pode desaparecer com tratamento simples ou até mesmo sem tratamento. Já na fase terciária a doença é bastante agressiva, podendo causar problemas cardíacos e cerebrais.
Estima-se que 8,9% da população palmense esteja infectada com sífilis. Por se tratar de uma doença com poucos, ou nenhum sintoma no estágio inicial as formas de diagnóstico são os exames laboratoriais ou os Testes Rápidos, os quais são realizados gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município.