A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social realizou, nesta quinta-feira (3), a entrega de mais um veículo para ser usado no atendimento das famílias acompanhadas pelo programa Família Paranaense. Desta vez, o município contemplado foi Palmas, localizado no sudoeste do estado. A assinatura do termo de doação foi realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
Como representante do município, a secretária de assistência social de Palmas, Antônia Terezinha Andrade Faber, foi quem recebeu as chaves do furgão Renault, entregues pela coordenadora estadual do programa Família Paranaense, Letícia Reis.
“Estamos muito felizes com o crescimento do programa, especialmente nas regiões com menores índices de desenvolvimento. Cada veículo entregue representa mais famílias sendo alcançadas”, disse a coordenadora. Segundo Antônia, o veículo será muito útil, pois auxiliará, principalmente, no atendimento às famílias das comunidades que moram nos assentamentos indígenas e quilombolas. Ela contou que o programa tem transformado a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade que vivem na região. “Hoje existe uma diferença na execução da assistência social, porque podemos oferecer mais apoio às famílias, graças às ações integradas das diversas áreas”, disse a secretária.
Entre as conquistas recentes do acompanhamento familiar, Antonia citou a entrega de casas dentro do programa de habitação. “São famílias com pessoas idosas, que tinham prioridade no atendimento, mas não sabiam disso. E elas já estão morando no novo lar”, contou.

PROGRAMA – Com cerca de 47 mil habitantes, Palmas é um do municípios prioritários do Família Paranaense, aqueles com menores índices de desenvolvimento. Para atender as famílias de baixa renda da cidade, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 440 mil em uma das modalidades do programa, que o Renda Família Paranaense. Ao todo, 1.178 famílias já foram beneficiadas com esse complemento de renda estadual.
CONTRAPARTIDA – Este foi o quarto veículo a ser entregue, de um total de cinco. O carro é adaptado com computador, frigobar, mesas, balcão, telão e ar-condicionado. Os furgões foram doados ao Governo do Estado pela Renault em junho de 2014. A doação faz parte do protocolo de intenções no qual a empresa se compromete a investir parte dos incentivos recebidos em ações de assistência social. Os veículos serão usados em ações do programa Família Paranaense e funcionarão como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) volantes, para atender famílias que vivem em comunidades rurais e isoladas.

Galeria de imagens