A Prefeitura de Palmas, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizou entre os dias 18 e 21 de maio, por meio do setor de Alimentação Escolar do Departamento Municipal de Educação, Esportes e Cultura, o curso intitulado Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, voltado às profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas e CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil) de Palmas. Mais de 25 merendeiras participaram gratuitamente. O curso, que teve carga horária de 16 horas, foi ministrado pela professora Cristiane Perego. O coordenador de educação do Senai/Palmas, Sabino Bauer, realizou uma fala de abertura, em que abordou o papel do Senai na comunidade e a metodologia utilizada nos cursos ofertados pela instituição.

Um dos fatores determinantes da saúde é a alimentação, que depende da qualidade sanitária dos alimentos e como estes são manipulados. No ambiente escolar, a prática de higiene deve ser empregada em todas as etapas durante o preparo das refeições, pois manipulação inadequada pode ser considerada um risco de contaminação e intoxicação alimentar.

De acordo com as nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar do Departamento de Educação, Aline Tonial e Barbara Baldisserarelli, o controle de qualidade no preparo de alimentos é muito importante e envolve as boas práticas de manipulação (técnicas e procedimentos adequados), que garantem qualidade e segurança higiênico-sanitária. “Observamos que os programas de capacitação para manipuladores de alimentos são os meios mais recomendáveis e eficazes para transmitir conhecimentos e promover mudanças de atitudes por parte de quem prepara os alimentos”, comenta Aline. “Somente por meio de informações e conscientização dos manipuladores é que se conseguirá produzir e oferecer aos alunos alimentos seguros e inócuos”, complementa Barbara.

Ao término do curso, as merendeiras realizaram uma avaliação do mesmo. “As profissionais que participaram ficaram satisfeitas. O curso foi bem proveitoso”, diz Bauer.

Galeria de imagens