Com inÃcio em março de 2015, um projeto desenvolvido pela fonoaudióloga do Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas, Cleyce E. Matos Bordignon, está levando informações sobre saúde vocal aos alunos e professores da rede municipal de ensino.
A fonoaudióloga vai às escolas e realiza uma explanação sobre a importância de os alunos manterem silêncio durante as aulas para pouparem suas pregas vocais e mesmo de seus professores e evitarem competição vocal, uma vez que, assim, os educadores não necessitam falar excessivamente alto, atitude que poderia ocasionar danos à voz. Além disso, a importância de beber água constantemente durante uma explanação é abordada. Na sequência, a profissional parte para um momento prático, em que é trabalhado o aquecimento vocal, uma atividade de extrema importância sobretudo aos professores, pois evita esforços desnecessários e lesões nas pregas vocais.
“A proposta é que o próprio aluno fique atento e cobre do professor o aquecimento vocal, para que se torne uma prática diária”, comenta Cleyce. O objetivo, ainda segundo ela, é que as palestras sejam ministradas em todas as escolas de Palmas.