Dia 11 de novembro, alunos do 4º ano das oito escolas urbanas e sete rurais de Palmas realizaram uma avaliação diagnóstica preparada pela equipe pedagógica do (DME) Departamento Municipal de Educação. O teste foi elaboradocom base em sugestões dos professores e foi aplicado pelos próprios docentes das escolas.

“O principal objetivo é diagnosticar as defasagens de aprendizagem e possíveis falhas, tendo em vista que nosso foco principal é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015”, comenta a coordenadora pedagógica do DME, Nathiely Juliana Ribeiro. Ela explica que a avaliação diagnóstica para 4º ano funciona como um preparatório para a Prova Brasil, que é de âmbito nacional e cujo resultado influi no Ideb do município.

Os resultados da avaliação estão em processamento no DME. Em breve, os gráficos serão apresentados às escolas e, com base neles, metas de trabalho deverão ser traçadas.

Nesta semana ainda estão sendo aplicadas nas escolas a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e a Provinha Brasil, para o 3º e 2º ano do Ensino Fundamental, respectivamente.