Uma parceria entre a Fundação Itaú, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Prefeitura Municipal de Palmas resultou na aquisição de um veículo Doblô Zero KM.
O Itaú entende que a educação é o principal fator a ser considerado para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Este guia foi estruturado para apresentar, de maneira sintética, seu posicionamento no campo do investimento social, por meio da Fundação Itaú Social, cujo objetivo central é formular, implantar e disseminar metodologias voltadas para a melhoria de políticas públicas na área educacional e para a avaliação de projetos sociais.
A atuação da Fundação Itaú Social se dá em todo o território brasileiro, em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil. Esse estabelecimento de alianças estratégicas agrega expectativas, competências e olhares diversos, o que contribui para a elaboração conjunta de soluções para as demandas do País. Também é um caminho para garantir a perenidade das ações e ganhar escala, alcançando cada vez mais beneficiários.
As propostas desenvolvidas e apoiadas têm como foco a educação integral, a gestão educacional, a avaliação de projetos sociais e a mobilização social. Aqui você encontra a descrição dos principais programas.
O trabalho da Fundação Itaú Social tem conquistado reconhecimento no Brasil e no exterior. O Programa Escrevendo o Futuro, por exemplo, que em 2008 se transformou em Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, foi incorporado à política de governo federal para o Ensino Fundamental e Médio, o que demonstra a consistência e a relevância da iniciativa.
No campo internacional, o Prêmio Itaú-Unicef, que identifica e premia organizações sem fins lucrativos que desenvolvem ações socioeducativas em parceria com as políticas de educação e assistência social e escolas públicas, integra o acervo de case studies da Harvard Business School, como exemplo de parceria estratégica para a solução de problemas sociais.
Já a Olimpíada foi contemplada, em 2009, pelo Prêmio Corporate Citizen of the Americas Award, que reconhece projetos privados de combate à pobreza no continente, cedido pela Fundação pelas Américas, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA). O programa foi inscrito na categoria Educação, que comporta projetos promotores do desenvolvimento por meio do ensino.
Em 2011, a Fundação Itaú Social foi convidada para participar da Feira de Inovação do encontro anual do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. A Fundação foi a única instituição brasileira a participar do evento e apresentou as propostas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e do Prêmio Itaú Unicef.
O valor previsto para o investimento nos programas da organização é de R$93,5 milhões.
Em Palmas, além da entrega do veículo adquirido pela Administração através da parceria, o gerente da agência local Silvino juntamente com sua equipe efetuaram a entrega de livros para Escolas Municipais através do Itaú. No ato de entrega oficial realizado na Praça Bom Jesus, estiveram presentes o prefeito de Palmas, Dr. Hilário Andraschko, a diretora de Ação Social do município Antonia Terezinha Andrade Faber, o assessor de gabinete Dr. Júlio César Franco, diretores de escolas, e outras lideranças.

Galeria de imagens