Buscar a melhoria de vida para a comunidade de rua, através da organização de diferentes serviços de acolhimento com objetivo de atender de forma qualificada e personalizada promovendo a construção conjunta com o usuário do seu processo de saída das ruas com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.

O Projeto desenvolvido pelo Departamento de Ação Social do município, trata de algumas etapas: Abordagem nas ruas - O profissional capacitado faz o contato com a população em situação de rua. O objetivo e conquistar a confiança para conhecer seu histórico de vida e convencê-lo a conhecer o projeto Supera.

Acolhida – Quem aderir a proposta é direcionado para a unidade do Supera. Lá as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa e ter uma alimentação saudável no horário da refeição. É importante a re-significação pessoal e espiritual, visando o fortalecimento do indivíduo para enfrentar a dificuldade da recuperação.

Encaminhamentos – Ao aceitarem a intervenção e a possibilidade de tratamento, as pessoas serão encaminhadas para as atividades, onde poderão permanecer por até 12 meses. Neste período terão acompanhamento médico, social e psicológico. Nos casos necessários, o apoio médico será prestado pela Unidade Básica de Saúde.

Reinserção Social – Uma das primeiras providências é a retirada de documentos de identidade, a localização de familiares, e, em caso de não haver mais esse vínculo, elas poderão ser encaminhadas para acolhimentos da prefeitura e participar de programas de qualificação profissional, visando a reinserção no mercado de trabalho.

Na última semana, o prefeito de Palmas, Dr. Hilário Andraschko, acompanhado da diretora do Departamento de Ação Social do município, Antonia Terezinha Andrade Faber esteve visitando o projeto localizado no Parque de Exposições Pé Vermelho, oportunidade em que conversou com as pessoas atendidas, incentivando a recuperação e dirigindo palavras de apoio aos atendidos.

Já a diretora do Departamento de Ação Social também elogiou a realização e destacou a importância da atuação em equipe “é necessário agradecer o CRAS do Alto da Glória, o Departamento de Saúde do município, Departamento de Educação e o assistente social Daniel que não tem medido esforços para a concretização desta atividade de maneira dinâmica e ampla”, destacou Tere Faber.

Galeria de imagens