A Divisão de Alimentação Escolar do Departamento de Educação, Esportes e Cultura de Palmas, por meio de seu chefe, José Odair de Mattos Júnior, e das nutricionistas Barbara Baldissarelli dos Santos e Aline Tonial, conquistou junto à Prefeitura, no início do mês, uniformes para as merendeiras e auxiliares de cozinha de toda a rede municipal de ensino. Foram comprados jalecos, aventais e toucas, em um total de 110 peças de cada item. Os uniformes já começaram a ser distribuídos. Cada profissional de cozinha deverá receber um par de cada item.
Para a nutricionista Aline Tonial, além da preocupação em oferecer alimentos saudáveis, bem equilibrados e com boa aparência, é fundamental que a alimentação esteja totalmente livre de contaminações que poderiam causar doenças nos alunos. Por isso faz-se necessário o uso do uniforme pelas merendeiras, sempre com a intenção de reduzir ou até mesmo eliminar as possibilidades de contaminação da alimentação escolar durante sua manipulação, explica Aline. Ela conclui ao dizer que a função do manipulador vai além da preocupação em oferecer pratos bonitos e saborosos, pois atinge também um importante papel social, que é o de contribuir para a preservação da qualidade dos alimentos servidos aos alunos.
O diretor do Departamento Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Palmas, Cláudio Teixeira Lombardi, diz que a conquista da Divisão de Alimentação Escolar beneficia diretamente os estudantes palmenses, uma vez que os mesmos passam a ter maior garantia de segurança no que diz respeito ao preparo dos alimentos.