O CRAS ALTO DA GLÓRIA deu inÃcio no dia 20 de maio de 2014 à s primeiras oficinas com famÃlias, abrangendo neste dia os bairros: HÃpica, Eldorado e Esplanada. As oficinas foram divididas em dois horários e atendeu um público de aproximadamente 60 pessoas.
De acordo com o caderno do MDS Orientações Técnicas Sobre o Paif – Vol. 2 (2012) as oficinas com famÃlias consistem em “encontros previamente organizados, com objetivos de curtoprazo a serem atingidos com um conjunto de famÃlias, por meio de seus responsáveisou outros representantes”.
O intuito dessas oficinas é suscitar reflexão sobre um tema de interessedas famÃlias, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território,contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento doslaços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevençãoa riscos.
Neste primeiro encontro, a Assistente Social Everlise Bernardi e a Psicóloga Nayele Brandelero trabalharam temas relacionados aos Direitos Socioassistenciais; Direito à Transferência de Renda, em especial o Bolsa FamÃlia.
As oficinas terão continuidade com frequência bimestral, sendo divididas por bairro. Cada oficina terá uma temática diferente, que abordará temas com caráter preventivo, protetivo e proativo, contribuindo para o alcance dos objetivosdo PAIF.
Dessa forma, torna-se importante a participação das famÃlias nas oficinas, sendo que estas estão sendo divulgadas na rádio municipal, bem como nas visitas realizadas pelas técnicas do CRAS.