Prefeito pede a instalação em Palmas da Defensoria Pública do Paraná
Em correspondência dirigida à Defensora Pública-Geral do Estado do Paraná, Sra. Josiane Fruet Bettini Lupion, o Prefeito Municipal Hilário Andraschko pede a instalação em Palmas da Defensoria Pública do Paraná, instituição que está em implantação desde 2011 e já existente em diversas Comarcas do Estado.
A instalação em Palmas da Defensoria Pública do Paraná beneficiaria a população mais carente e necessitada de Palmas e Coronel Domingos Soares, que são os MunicÃpios integrantes da Comarca de Palmas.
Com a instalação da Defensoria Pública em Palmas, as pessoas que não podem pagar os honorários de um advogado particular contariam com a garantia de acesso à Justiça, pois cabe à Defensoria Pública, nos termos da Constituição Federal, a orientação e a defesa dos direitos dos necessitados em todos os graus de Jurisdição.
Além deste pedido de instalação da Defensoria Pública do Paraná, o Prefeito Municipal Hilário Andraschko continua com as gestões junto aos órgãos competentes para a implantação em Palmas de um Juizado Especial Federal e para a construção, nos terrenos já doados pelo MunicÃpio de Palmas, do novo Fórum da Justiça Estadual e das sedes próprias do Ministério Público e da OAB/PR.
O que é a Defensoria Pública?
A Defensoria Pública é uma instituição prevista na Constituição Federal de 1988, que estabelece em seu artigo 133 que “O advogado é indispensável à administração da justiça” e, de acordo com o artigo 134: “A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurÃdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados.”
Em outras palavras, é dever do Estado brasileiro, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurÃdica gratuita à queles que não podem pagar um advogado.
A Federação, isto é, o paÃs como um todo, tem a sua própria defensoria – a Defensoria Pública da União –, que atende os casos que envolvem a esfera Federal: causas previdenciárias (aposentadoria), direitos humanos, direitos do estrangeiro, questões tributárias, etc. Além dela, cada estado da Federação possui a sua Defensoria Pública. Atualmente, todos os estados brasileiros possuem a sua própria instituição. As Defensorias Públicas estaduais atuam nos casos que são de competência da Justiça Estadual e onde não há interesse da União, nas áreas cÃvel, de famÃlia, criminal e de Infância e Juventude. As Defensorias Públicas, seja a da União, ou as estaduais, possuem autonomia administrativa em relação ao Estado e podem mover processos contra o governo sem sofrerem qualquer tipo de punição.
Os advogados da Defensoria Pública são os Defensores Públicos. Para atuarem nesta instituição, eles passam por concurso público de provas e tÃtulos e precisam ter, no mÃnimo, dois anos de experiência jurÃdica. Assim como a Defensoria, o Defensor Público também é independente para atuar na defesa dos interesses de seu cliente quando a parte contrária é o próprio estado. (Fonte: www.defensoriapublica.pr.gov.br)