A Associação dos Produtores de Leite de Palmas constituída em julho de 2010, atualmente conta com 50 associados que conseguiram avanços consideráveis com esse produto. Vale lembrar que anteriormente a produção do município girava em torno de 10 mil litros dia, hoje já saltou para 30 mil litros dia. Isso em grande parte foi obtido através da união destes produtores, com o apoio da prefeitura e da Emater. Diante disso, eles conseguiram um melhor preço ao seu produto; melhoramento genético do rebanho, condições fitossanitárias dos animais; máquinas para prestação e serviços em suas propriedades, entre outros benefícios. Mas outra grande reivindicação deles era uma sede própria para reuniões, encontros e palestras. E ciente desta necessidade o prefeito Hilário Andraschko agindo com bom senso atendeu esse pedido, e na quinta-feira (13) à noite houve a inauguração da sede da Associação dos Produtores de Leite de Palmas, localizada no Parque de Exposições Pé Vermelho.

O prefeito Hilário Andraschko comentou que os produtores de leite significam muito para a economia e a cadeia produtiva de Palmas. “Fico satisfeito em ver vocês reunidos demonstrando a união de todos. A presença dos gerentes de várias instituições de crédito também representa a força dos produtores de leite do município”, assinalou.

O Chefe do Executivo também destacou a atuação do Edson Cassaniga que foi fundamental para a consolidação da associação e dos benefícios que os produtores conseguiram.

Ele também falou sobre a liberação de linhas de crédito através do Banco do Brasil que auxiliaram a associação.

E para finalizar considerou a importante formação de um consórcio denominado Portal do Pinhão que o município faz parte junto com os municípios de Clevelândia, Mariópolis, Bom Sucesso e Pato Branco. “O governador já distribuiu três patrulhas agrícolas e vai distribuir mais 30, e uma será para este consórcio. São 10 máquinas composta por: cinco caminhões caçamba, uma patrola, uma carregadeira, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e uma carreta prancha, que a cada três meses irão auxiliar os produtores rurais. Isso será uma grande conquista”, finalizou Andraschko.

O Técnico da Emater e um dos responsáveis pela formação da associação, Edson Cassaniga, se diz estar feliz em participar deste momento de inauguração da sede. “A percepção dos produtores em criar uma associação voltada para os anseios de vocês foi primordial, só através da união é possível às conquistas”, disse e também agradeceu o apoio da prefeitura que sempre esteve aberta ao diálogo e auxiliou os produtores.

Ele ainda lembrou-se da importância das pessoas que começaram nesta atividade há 20 ou 30 anos e venceram inúmeros desafios, mas agora o resultado esta evidente. “Hoje em dia tem-se orgulho em ser produtor de leite, pois se adquiriu respeito e dignidade. O leite para Palmas é uma atividade concretizada, agrega valor e dá segurança ao produtor permanecer no campo. Atualmente mais de 200 famílias estão sobrevivendo desta atividade, tanto é que, passou de 11 produtores para 80, com uma produção de 30 mil litros dia gerando uma renda em torno de 8 milhões ano. Continuem lutando pelas causas de você deixando as diferenças de lado cooperando com cada um que o resultado será ainda mais positivo”, completou Cassaniga.

José Antonio Boeno falou em nome do presidente da Associação de Produtores de Leite de Palmas, Hedson Polese e dos demais produtores, enfatizando que este é um momento de alegria e festa, e exemplificou citou uma frase do palestrante de cooperativismo Mario Sérgio Cortella: “se quiser ir rápido vá sozinho, porém, também se quiser ir longe vá acompanhado ou em parceria”, e segundo ele, esse foi um lema que a associação seguiu desde sua fundação. “As parcerias que renderam frutos e foram importantes com a Prefeitura de Palmas, Banco do Brasil e Emater”.

E ao concluir também agradeceu ao prefeito Hilário por direcionar os recursos que foram importantes para a construção da sede.

Autoridades presentes
Prefeito Hilário Andraschko, presidente da Associação Palmas Leite, Hedson Polesi, Técnico da emater, Edson Cassaniga, gerente do Banco do Brasil, Fábio Follmann, gerente do Sicredi, Lindomar Bonetti Macararini, Natascha Hamada representando o IFPR Campus Palmas, gerente de Crédito da Coamo, Jocemir de Oliveira e Valdemir Zanella Laticínios H.E.

Apoiadores
Banco do Brasil, Aliança Nutrição, Coamo centauro, CLS Mecânica de máquinas Agrícolas e agro Costa.

Galeria de imagens