Centenas de crianças, pais, professores e pessoas que passavam pela Praça Bom Jesus na tarde desta sexta feira (30), participaram do 2º Sarau Literário, promovido prefeitura, através do Departamento de Educação. O evento cultural mostrou apresentações de dança, música e dramatização teatral dos personagens da literatura infantil que foram desenvolvidos durante o ano letivo, dentro do Projeto Leitura. A tarde cultural foi realizada em parceria com Rotaract, Interact e DEMOLAI, que ajudaram a animar as atividades.
O prefeito Hilário Andraschko e sua esposa, Maria José Andrade Andraschoko, presidente do Provopar de Palmas, prestigiaram o evento que levou à Praça Bom Jesus, momentos de alegria e descontração. “Isso é cultura”, disse o prefeito ao destacar a importância da leitura como forma de chegar ao conhecimento.
O prefeito salientou também que “através da interpretação da leitura, as crianças podem aprender e vivenciar o conhecimento”. Para ele, a educação é o caminho mais importante do ser humano e “nós estamos plantando a semente do amanhã ao criar cidadãos comprometidos com o bem”.
Para a diretora do Departamento de Educação, Regina Beatriz Hister, enfatizou o Projeto Leitura, como sendo um instrumento que leva o aluno ao mundo do mágico, onde as crianças podem desenvolver suas potencialidades através das várias formas de interpretação. “Ao estimular a leitura nas crianças, nós estamos permitindo que ele se transforme, cresça e aprimore sua visão crÃtica do meio em que vive”.
A coordenadora do Projeto nas escolas da rede municipal, Glauce Guerios Marcondes, explicou que as atividades culturais levadas para a praça nesta sexta-feira, tiveram o objetivo de chamar a atenção da população sobre o que vem sendo feito em prol da educação. “Todas as escolas municipais estiveram presente neste 2º Sarau Literário, mostrando os trabalhos feitos pelos alunos seja na dança, na música, em pinturas ou através de interpretações teatrais”, afirmou a coordenadora.
Ainda segundo ela, o Projeto Leitura de 2012 se encerra neste sábado (01), onde 14 alunos que se destacaram no projeto, foram escolhidos para fazer uma viagem à capital paranaense . Em Curitiba, acompanhados pelos professores, eles farão um passeio cultural visitando o Museu Oscar Niemeyer, cinema, parques culturais e a Ópera de Arame.