Convênio entre Prefeitura e Estado libera recursos para a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde em Palmas
O municÃpio de Palmas foi contemplado esta semana com mais uma Unidade Básica de Saúde, por meio de convênio assinado com o Governo do Estado. A nova unidade de 334 metros quadrados e investimentos de R$ 435 mil, será construÃda no bairro Eldorado.
Além desta UBS, a cidade também vai receber outra, no bairro Santuário, com recursos do Governo Federal, no valor de R$ 600 mil, fruto de uma emenda parlamentar de iniciativa popular, aprovada pela Câmara Municipal.
A nova unidade do Eldorado, que será construÃda em parceria com a administração municipal, foi definida para o bairro, por ser este local onde ocorre o maior Ãndice de mortalidade materno-infantil e gravidez na adolescência.
O diretor do Departamento de Saúde Aldmar Osternack Pedroso(Cacique), explicou que “a construção dessa estrutura vai permitir que mudemos essa realidade, uma vez que além do atendimento básico, haverá o foco no atendimento às gestantes”.
“O empreendimento do Eldorado foi uma justa reivindicação do deputado estadual Rasca Rodrigues, que há um ano vem insistindo junto ao governo do Estado pela liberação desse recurso para o municÃpio, visando contribuir para a redução da mortalidade materno infantil, já que as áreas de maior vulnerabilidade social estão mais sujeitas à elevação desses Ãndices”, destacou o diretor.
Cacique também informou que a prefeitura está aguardando a liberação dos recursos federais para iniciar a licitação da Unidade Básica do Santuário. “As duas são muito importantes para a população de Palmas, que passará a contar com cinco Unidades Básicas, além do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e o Posto de Saúde Central.