A prefeitura de Palmas entregou na sexta-feira (06), o Centro da Juventude que vai atender aproximadamente 500 jovens em idade entre 12 e 18 anos. A obra, no valor de R$ 2,7 milhões, foi construída em um terreno de 14.505 metros quadrados, doado pelo município, através de parceria com o governo do Paraná.
O complexo leva o nome de José Bonifácio Guimarães de Andrade, em homenagem a um homem definido pela personalidade justa, caráter bondoso e político atuante. José Bonifácio, conhecido como Juca Andrade, foi pecuarista, agricultor, madeireiro e, entre os anos de 1968 e 1972, foi vice-prefeito do município. Com espírito empreendedor, foi responsável pela construção do primeiro edifício da cidade.
O Centro da Juventude possui dois blocos, sendo um destinado às atividades sócio educativas, com biblioteca, sala de informática, salas de multiuso e auditório. O outro dedicado à prática desportiva, conta com teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina para treinamentos aquáticos.
Para a diretora Terezinha Faber, do Departamento de Ação Social, essa foi mais uma iniciativa da administração voltada ao atendimento da juventude de Palmas. Queremos formar jovens para enfrentar o futuro com igualdade de oportunidade. Queremos que nossos jovens estejam preparados, capacitados e orientados para exercerem a plenitude de sua cidadania, com respeito e dignidade, frisou
A chefe do escritório regional de Pato Branco, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Maria Anita Guerra Machado, órgão responsável pela parceria com a prefeitura, Maria Anita Guerra Machado, destacou a importância do espaço para o desenvolvimento dos adolescentes.
Essa é uma obra de inclusão social e um espaço do conhecimento que leva ao encontro da cidadania. Quando estão no Centro da Juventude, os menores ficam fora das ruas, praticando atividades que oferecem sabedoria e informação, que, aliadas à praticas esportivas, complementam sua formação e os preparam para a vida, disse Maria Anita.
Também foram homenageados o Doutor Josué Guimarães, conhecido como Zuzu, que deu nome ao Auditório do Centro da Juventude, e a professora Glicéia Ribas Ferreira Leining, à Biblioteca.
Emocionado com a homenagem, o Dr Josué, disse que há quase um centenário de existência, ainda mantinha viva na lembrança as recordações da sua infância e juventude em Palmas. E aconselhou os jovens enfatizando que nunca desistam dos seus sonhos e que o maior bem do ser humano é o conhecimento.
Os livros e o estudo é que nos mantém ligados ao universo, justificou ele, ao recomendar que os professores devem aproveitar toda potencialidade que precisa ser explorada das crianças, pois este é o futuro da sociedade, ressaltou o Dr. Zuzu.
O homenageado foi aluno da primeira turma da Faculdade de Direito de Palmas e também cursou Filosofia. Foi político, tendo sido prefeito da cidade entre os anos de 1959 e 1953. É pecuarista e tropeiro até os dias de hoje.
A Biblioteca do complexo recebeu o nome da professora Glicéia Ribas Ferreira Leining, por sua dedicação ao município, tanto na educação como junto à população carente. A professora entendia o magistério como uma forma de difundir a educação e o conhecimento. Foi diretora do Colégio Sebastião Paraná, hoje Bom Jesus. Ao aposentar-se passou a se dedicar inteiramente a obras sociais e de caridade, tendo fundado a Eispal, com apoio da Igreja. Também idealizou e criou o primeiro berçário gratuito da cidade, para ajudar mães carentes.
Entrega de Carro A chefe do escritório regional, Maria Anita, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, de Pato Branco, e a diretora do Departamento de Ação Social, Terezinha Faber, entregaram aos Conselheiros Tutelares do município, um veículo Fiat Uno, zero km. O carro foi adquirido atreves de convênio com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, por meio de recursos do FIA.