O Departamento de Educação promoveu na noite desta quinta-feira (31), mais uma palestra do ciclo de formação continuada aos docentes, com o tema Educação Inclusiva: Como Ensinar e aprender na Diversidade, realizada pelo professor e doutor Paulo Ricardo Ross, da Universidade Federal do Paraná.

A diretora do Departamento de Educação, Regina Beatriz Hister, disse que desde o início da atual administração os docentes vêm participando do Plano de Formação Continuada, realizado pelo órgão do município. “São eventos que apresentam os mais diversos temas e assuntos, com a finalidade de oferecer um preparo pedagógico a mais para os professores, visando a melhoria na qualidade da educação das nossas crianças”, destacou a diretora, salientando que a vinda de Paulo Ross, é parte deste aprendizado, na área da educação especial.

Mesmo sendo portador de deficiência visual, Paulo Ross é um dos nomes mais destacados na educação especial, com diversos trabalhos e palestras sobre o assunto. Na apresentação feita para mais de 200 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de pais de alunos e educadores da APAE, Ross, falou que a pedagogia inclusiva não é destinada apenas para os alunos portadores de algum tipo de deficiência, mas para todos os estudantes.

Para ele, a atenção ao comportamento dos alunos deve fazer parte do conteúdo pedagógico do ensino. “É necessário estar atento ao comportamento dos alunos, individualmente e em grupos, para detectar os possíveis problemas que estão inseridos nas atitudes”, ressaltou o professor, acrescentando que “só erra, aquele que não participa”.

Segundo ele, a Inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais vêm mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a este novo modelo de escola, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aulas, do ensino regular. “Esse movimento faz com que a escola reflita sobre princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência com esses alunos em um mesmo espaço até uma mudança na organização de todo o trabalho pedagógico da escola”, enfatizou o professor.

Ross considera que o processo educacional, enquanto condição fundamental para a construção das relações sociais, deve compreender que o cotidiano escolar além de ser um espaço caracterizado pelo processo ensino-aprendizagem, é um ponto de partida importantíssimo para a preparação e acesso ao mundo do trabalho.

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