Evento participativo promovido pela Prefeitura busca ouvir a população para aprofundar o diagnóstico da mobilidade e do transporte coletivo do município


 


A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Trânsito, convida toda a população para participar da primeira Oficina Comunitária dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo, que será realizada no dia 09 de maio (terça-feira) às 19h no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Av. Barão do Rio Branco, n° 731.


O evento será uma oportunidade para a comunidade expressar suas percepções sobre temas como trânsito, calçadas, ciclovias, sinalização, acessibilidade, ônibus, entre outros assuntos relacionados aos deslocamentos dos cidadãos e do sistema de mobilidade no município.


As contribuições dos cidadãos no evento auxiliarão no desenvolvimento do diagnóstico dos Planos, retratando a compreensão da realidade municipal a partir da perspectiva da população.


O espaço de diálogo e debate será mediado pelas equipes técnicas da Prefeitura Municipal e da URBTEC™ — empresa de consultoria contratada para a elaboração dos Planos.


 


DIAGNÓSTICO MUNICIPAL


As equipes técnicas já vêm realizando levantamentos de informações, como a partir da realização de entrevistas com munícipes em seus domicílios e dentro dos ônibus desde 26 de abril. Juntamente às contribuições da Oficina e outras fontes de dados, esses insumos subsidiarão a elaboração do diagnóstico do município.


Na etapa seguinte, de propostas, a população será novamente convidada para participar de uma Oficina Comunitária. Também estão previstas Audiências Públicas para pactuação dos produtos desenvolvidos.


 


OS PLANOS DE MOBILIDADE E DE TRANSPORTE


O Plano de Mobilidade Urbana é um instrumento de planejamento urbano que busca aprimorar os deslocamentos de pessoas e cargas no município, observando princípios como a inclusão e a sustentabilidade instituídas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal n.º 12.587/2012).


O Plano de Transporte Coletivo também objetiva melhorar as condições dos deslocamentos, mas dedica-se na elaboração de um Projeto Básico para a concessão dos serviços de Transporte Coletivo Urbano, diagnosticando o sistema atual e propondo recomendações técnicas para a reestruturação do sistema.


Os Planos estão na segunda etapa, de diagnóstico. Em seguida, serão elaboradas propostas de melhorias e posteriormente todo o conteúdo será traduzido em forma de lei. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura (https://pmp.pr.gov.br/website/).


 


 


SERVIÇO


Oficina Comunitária 01 dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo de Palmas (PR)


Data: 09/05/2023 (terça-feira)


Horário: 19h – 21h


Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação


Endereço: Av. Barão do Rio Branco, n° 731, Centro — Palmas (PR)