O Município de Palmas vem a público solicitar o apoio da população urbana e rural para o atendimento dos recenseadores e responder a coleta de dados do IBGE.
Ressalta-se que é muito importante essa pesquisa, a qual é de cunho nacional e possibilita a demonstração de vários dados.
Palmas, com a atualização datada de 02/01/2023, conforme informações retiradas no sítio oficial do IBGE < https://censo2022.ibge.gov.br/acompanhamento-de-coleta.html?cod=41 > encontra-se com apenas 61,4% do censo concluído, sendo que este deve estar com os seus dados repassados de forma total ainda neste mês de janeiro/2023.
Cabe ressaltar que o dado "população do Município" é utilizado, em uma de suas formas, para apurar o montante de recursos a serem encaminhados pelos Governos Estaduais e Federais para o respectivo Município. Isso reflete a importância da passagem de dados corretos aos recenseadores, bem como o atendimento ao seu chamado.
A título de informação, ao apagar do mês de dezembro de 2022, foram encaminhados os dados parciais pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União (TCU), o qual emitiu decisão e normativa acerca da apuração parcial e de repasse de recursos a titulo de FPM (Fundo de participação dos Municípios). Referidos dados podem ser confirmado junto à Decisão Normativa - TCU nº 201, de 28 de dezembro de 2022. Com isso, até a data de 25 de dezembro de 2022, foram apurados em 43.769 munícipes em Palmas/PR, sendo que até 2021, a população estimada em Palmas, era de 52,5 mil habitantes, o que diminuiu o coeficiente de 2,2 para 1,8. Isso está causando, por ora, a perda de coeficiente para repasse dos referidos valores.
Essa perda de valores pode chegar em até R$ 1 milhão por mês, e, destes, em até R$ 12 milhões por ano. Esses valores impactam de forma direta aos recursos destinados à saúde e à educação e as ações a serem realizadas pelo Governo Municipal.
Em caso de insegurança pela confirmação de ser um real servidor junto ao IBGE, o cidadão poderá solicitar a matrícula deste e fazer a conferência imediata junto ao sítio do IBGE, por meio da página "www.ibge.com.br.
Informa-se, ainda, que os dados repassados ao servidor do IBGE não são utilizados para cruzamento de dados em programas federais ou municipais, portanto, não haverá, neste atendimento, atualização de dados dos programas assistenciais. Portanto, cidadão, solicita-se encarecidamente que sejam repassados os dados reais solicitados.