O Departamento de Urbanismo está lotado na Secretaria de Infraestrutura, o qual tem em seu rol de competências: executar todas as políticas de desenvolvimento urbano, como o controle urbano, o planejamento de tráfego, de uso do solo, de espaços públicos no Município de Palmas; coordenar as atividades relativas à elaboração e à atualização de planos de desenvolvimento integrado do Município; coordenar a elaboração do Plano Diretor do Município, bem como o planejamento, a aprovação e fiscalização referente às obras públicas e parcelamento do solo. Também, aprovar e fiscalizar a instalação de estabelecimentos particulares destinados a atividades secundárias ou terciárias, bem como a estética urbana e atuar de forma a normatizar no setor de tráfego urbano.


Além disso, compete promover e assegurar a sustentabilidade da política local de habitação, entendida como um conjunto de diretrizes, instrumentos e mecanismos de políticas públicas que orienta a gestão habitacional municipal, com base na política nacional e estadual de habitação e integrada ao Sistema Nacional de Habitação.


            Contempla-se, também, todas as demandas públicas de todos os departamentos, bem como gerir todos os contratos de obras realizadas pela prefeitura.


Segundo a Diretora de Urbanismo Solange Luza “O que se pretende é realizar o planejamento urbano que tenha, como fator fundamental, a qualidade de vida das pessoas que moram em Palmas, definindo estratégias de desenvolvimento e a distribuição adequada das funções da cidade. Planejando a cidade com visão de futuro, focando e direcionando para o desenvolvimento com responsabilidade”


Segundo a Assessora de Urbanismo Magda Dametto, “o esforço de toda a equipe está muito além de cumprir demandas, mas também alavancar Palmas para um maior desenvolvimento pensado para os próximos anos e de forma ordenada. Uma cidade deve ser pensada para pessoas, esta é a preocupação desta gestão. Mas não podemos trabalhar sozinhos, precisamos também do apoio dos profissionais que ajudam a desenvolver o município diariamente através da construção civil e de todos aqueles que influenciam a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento do município”.