Nos dias 12 e 19 de maio estiveram reunidos, a convite da Prefeitura Municipal através da Assessoria de Planejamento e Departamento de Contabilidade, representantes do Poder Público e da sociedade civil para discutirem as metas e objetivos do Plano Plurianual referente aos anos de 2022-2025, bem como a LDO e LOA do ano de 2022.


O PPA é o instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União. Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) permite a ligação entre o planejamento de curto prazo, no caso o Orçamento Anual, e o planejamento de longo prazo, que é o Plano Plurianual (PPA). A LDO define metas e prioridades da Administração Pública, além de estabelecer metas fiscais e apontar os riscos que poderão afetar as contas públicas.


Nas próximas semanas os instrumentos de Planejamento passarão por revisão de cada Secretaria e, posteriormente, serão enviados para a aprovação do Poder Legislativo Municipal.