A informação de que houve um aumento no índice de mortalidade infantil no município, foi motivo de uma reunião convocada pelo prefeito em exercício Dr. Gilberto José Lago de Almeida com o setor da saúde. No encontro foram discutidas várias iniciativas que visam reduzir drasticamente o índice.
Segundo o prefeito a maior preocupação é fazer com que as mães tenham o acompanhamento médico necessário para a fase da gestação e após o nascimento da criança. O que acontece hoje, é que muitas mães chegam aos postos de saúde ou ao Pronto Atendimento na hora do parto, sem fazerem o pré-natal ou qualquer acompanhamento, explica Dr. Gilberto.
De acordo com ele, muitas mortes de bebês poderiam ser evitadas se as mães fizessem o pré-natal e todos os procedimentos necessários para garantir um nascimento seguro e saudável às crianças. Existem muitas jovens adolescentes que engravidam e não tem a informação suficiente para a gestação. Outras, em razão da condição sócio-econômica e cultural só procuram o Pronto Atendimento ou hospital na hora de dar à luz, disse o prefeito.
Para ele, o pré-natal e o acompanhamento médico, mesmo depois do nascimento do bebê, são fatores fundamentais para proporcionar uma vida saudável à criança. Por isso vamos formar um mutirão da saúde e fazer com que todas as futuras mães sejam acompanhadas desde o início da gestação, e garantir as consultas com pré agendamento, dos recém nascidos com pré agendamento, enfatiza o prefeito.
As ações programadas vão desde palestras para gestantes, com a finalidade de orientar, esclarecer e organizar o pré-natal de cada uma, até ensinamentos sobre amamentação, alimentação, higiene e cuidados após o nascimento da criança. Vamos chamar à responsabilidade às mães e os segmentos responsáveis pela criança. Nossos agentes de saúde também entrarão em ação para fazer com que as gestantes façam o pré-natal, participem das palestras e sigam as instruções médicas, garante Dr. Gilberto.