Notícias

Deputado Serraglio se compromete em lutar pelo fortalecimento da cultura da ma em Palmas

09/06/2011 ENCONTRO
Baixar
Deputado Serraglio se compromete em lutar pelo fortalecimento da cultura da ma em Palmas
Esq/dir: Dep. Jerônimo Goergen, Dep. Osmar Serraglio, Moisés Lopes de Albuquerque (ABPM), Dep. Edinho Bez, Ministro Wagner Rossi, Pierre Nicolas Peres (ABPM), José Nérito de Souza (Prefeito São Joaquim), Dep. Valdir Colatto, Dep. Odacir Zonta, Luiz Carlos Hessmann
O deputado federal se prontificou em defender este setor no Congresso Nacional através de uma série de medidas que visam fortalecer este segmento

Desde o ano passado a prefeitura de Palmas somando-se aos produtores de maçã do município se mobilizaram para que o governo federal e estadual auxiliem essa cultura que está enfrentando uma grave crise, inclusive alguns produtores já extinguiram seus pomares, porém muitos ainda acreditam que o setor pode dar a volta por cima e gerar ainda mais renda ao município.

Diante deste cenário, o prefeito de Palmas Hilário Andraschko, o diretor do departamento de Agricultura, Rodrigo Tomasi Keppen e o produtor de maçã Carlos Lovo solicitaram o empenho do Vice-líder do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio junto à bancada para defender os interesses dos pomicultores de Palmas.

E na semana anterior em Brasília, Serraglio já participou de uma série de importantes reuniões e audiências contando com a participação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Wagner Rossi, o Secretário de Política Agrícola do MAPA, José Carlos Vaz, deputados federais dos três estados do Sul, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC), prefeitos dos municípios que estão sofrendo com a queda da cultura e representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), visando mobilizar essas lideranças para que o governo tenha a noção exata de todos os problemas que os pomicultores estão enfrentando.

A pauta da reunião foi extensa tratando do endividamento dos produtores; o apoio do governo federal ao setor; a ameaça da entrada de maçã chinesa; análise da importação da maçã da Argentina; o programa de erradicação de doenças; subvenção ao prêmio seguro agrícola: restos a pagar de 2010 e recursos suficientes para a safra 2011/12; implantação de linha com recursos junto ao BNDES de maneira suficiente e com juros dentro da realidade do setor; instalação de tela anti-granizo; seguro agrícola e a implantação do Plano Agrícola e Pecuário (PAP – 2011/12).

Após toda essa discussão o deputado Serraglio se mostrou satisfeito com o resultado e destacou que após a audiência com o ministro da Agricultura os temas que mais avançaram foram: reestruturação, endividamento e linha para a cobertura com tela anti-granizo com recursos suficientes e juros dentro da realidade do setor, seguro agrícola e o Plano Agrícola pecuário 2011/12. “Contamos com a sensibilidade da presidente Dilma para que olhe com bons olhos para este setor que movimenta a economia dos três estado do Sul. E além do mais, eu tenho um compromisso com o povo de Palmas, com os produtores de maçã, e estou me empenhando ao máximo para que suas reivindicações sejam atendidas o mais breve possível”, considerou o parlamentar.