PALMAS

Simepar instala nova Estação Meteorológica no Horizonte em Palmas

22/11/2019 | | Assessoria de Comunicação


Com dados mais precisos EM do SIMEPAR entrou em funcionamento em Palmas

O SIMEPAR fez a instalação de sua segunda Estação Meteorológica (EM) em Palmas. O local escolhido foi a fazenda Santa Rita, no Horizonte, há 1.348 m altitude. A equipe do SIMEPAR concluiu os trabalhos na quinta-feira (21). A transmissão preliminar dos dados iniciou na quarta-feira (20), porém, por se tratar de equipamentos eletrônicos tem um período entre 24h e 48h, em observação no site.  
O prefeito Dr Kosmos, secretário da Infraestrutura, Joselito Soares (Joce), o vereador Paulo Bannake e o proprietário fazenda Santa Rita, Edmir Guimarães, estiveram no local.  
O engenheiro eletrotécnico do SIMEPAR, Marcelo Domdek, informou que a EM irá informar a velocidade e direção do vento, temperatura e umidade, pressão atmosférica, chuva e radiação. “Os dados serão coletados a cada 15 minutos e transmitidos de hora em hora, via satélite e posteriormente encaminhados para uma página na internet. As informações das estações meteorológicas do SIMEPAR podem ser acessadas pelo site www.simepar.com.br; e estão à disposição de todos”, explicou ele e destacou que a EM, contribui para que a Defesa Civil e Agricultura tenham informações para que possam cada vez mais melhorar suas atividades, “os dados informados dão confiabilidade na previsão do tempo”.
O proprietário da fazenda Santa Rita, revelou que foi uma satisfação em receber a notícia da instalação da EM, em sua propriedade e de pronto atendeu o pedido. “Foram escolhidos três ou quatro lugares, mas os técnicos acharam que este era o melhor, vamos colaborar sempre para enriquecer os dados meteorológicos do município e do Estado”, justificou.
O prefeito comentou que sempre ouve-se falar que Palmas é a cidade mais fria, “mas não tínhamos uma EM no Horizonte, para confirmar onde a temperatura é mais baixa, portanto, existia esta cobrança. “No início da gestão tentamos instalar uma EM, mas não tivemos sucesso, porém, agora isso é realidade e para contribuir com a questão climática já conseguimos o título de Cidade Mais Fria do Paraná, na ALEP”, destacou.
O vereador Paulo Bannake, que teve forte atuação para instalação da EM, destacou que é um momento memorável para o município, pois, era uma demanda existente há tempos, e agora foi concluída beneficiando alguns segmentos.           


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08