AGRICULTURA

Prefeitura investe na capacitação de produtores rurais

12/06/2019 | | Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, através do Serviço de Inspeção Municipal, reuniu agricultores familiares,  produtores e técnicos dos municípios de Palmas, Mariópolis e Clevelândia no Centro da Juventude José Bonifácio Guimarães de Andrade, para o curso de qualificação “Planejamento de custos produtivos e valor agregado em agroindústrias familiares”.
A capacitação foi conduzida pelo professor da UTFPR, Marcio Gazolla, Doutor em Desenvolvimento Rural.

O objetivo desta capacitação é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, o curso foi voltado as agroindústrias familiares.
Na capacitação os participantes puderam acompanhar e ter mais noções teóricas e práticas, sobre gestão de custos e valor agregado na agricultura familiar, planejar custos e valor associado em experiencias agroindustrialização de alimentos familiares. A capacitação teve o apoio da EMATER.

"Nosso produtor melhor qualificado poderá expandir seus negócios, gerar empregos e ampliar a renda", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Edson Cassaniga.
Foram trabalhados os seguintes tópicos:
Teoria dos sistemas agrários e produtivos
A realidade dos custos e valor agregado na agricultura familiar.
Os conceitos de custos produtivos e valor agregado na agricultura familiar.
Exercícios práticos de cálculo dos custos produtivos e valor agregado na agricultura familiar.