Professores participam de curso de alfabetização multissensorial

04/06/2019 | | Assessoria de Comunicação

No último final de semana, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, aproximadamente 85 professores de Educação Infantil (Pré II), 1º e 2º ano da rede Municipal de Ensino, participaram da primeira etapa do Curso Método das Boquinhas

O Método Fonovisuoarticulatório, apelidado de Método das Boquinhas, é um método de alfabetização que utiliza-se além das estratégias fônicas (fonema/som) e visuais (grafema/letra), as articulatórias (articulema/Boquinhas). Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a Pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

O trabalho direto com os fonemas e a análise fonológica orienta as crianças quanto ao sistema de sons da fala, favorecendo a ruptura do código oral e facilitando a tomada de consciência por parte da criança dos elementos constitutivos da linguagem escrita e de seu funcionamento.

Segundo a fonoaudióloga Cleyce Matos Bordignon “os métodos multissensoriais de alfabetização ampliam as vias de acesso à informação ao cérebro da criança, uma vez que pelo princípio da consciência fonológica são trabalhados os sons da fala, o aspecto visual das letras com relação ao da região orofacial como os sons são produzidos, criando assim pistas facilitadoras para o processo de alfabetização”.

Esta proposta vem de encontro com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde a consciência fonológica passou a ser um dos pré-requisitos a serem trabalhados na Educação Fundamental. O curso e os conhecimentos adquiridos pelos professores alfabetizadores, irá auxiliá-los em suas práticas diárias, facilitando a aprendizagem dos alunos.