SAÚDE

Campanha ajuda a combater o bicho barbeiro em Palmas

08/05/2019 | | Assessoria de Comunicação


A Equipe da Secretaria de Saúde de Palmas iniciou uma campanha de coleta e identificação do bicho barbeiro, inseto conhecido como transmissor da doença de Chagas.

Os Postos de Informação de Triatomíneos, mais conhecidos como PIT, estão sendo implantados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e serão os locais onde as pessoas poderão levar os insetos encontrados.

A Doença

A Doença de Chagas ou mal de chagas, é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de alguns insetos, popularmente  conhecido como barbeiro ou chupão (Triatoma infestans). O inseto ao picar defeca na pele, causando uma irritação no local, que consequentemente leva a pessoa a coçar. Esse ato contribuipara a entrada do microrganimos (Trypanosoma cruzi)  no organismos e consequentemente ocasionando a doença. Sua transmissão também pode ocorrer pelo consumo de alimentos contaminados com as fezes do barbeiro.
A doença de Chagas possui dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum. Entre os principais sintomas estão: febre, mal-estar, inchaço de um olho, inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto, fadiga, irritação sobre a pele, dores no corpo, dor de cabeça, náusea, diarréia, vômito ou até surgimento de nódulos. No estágio avançado da Doença de Chagas podem desaparecer sozinhosos sintomas, caso eles persistirem e não forem tratados, a doença pode evoluir para sua fase crônica. Nessa pode passar-se anos até que outros sintomas apareçam e quando finalmente se desenvolverem, eles podem incluir: constipação, problemas digestivos, dor no abdômen, dificuldades para engolir, batimentos cardíacos irregulares.

Conforme Susana Benin Amadori, coordenadora da divisão de Vigilância em Saúde do Município, a melhor forma de evitar a doença é através da prevenção. “Mantendo as residências e seus arredores limpos, organizados e bem higienizados” explicou Susana.

Outra dica importante caso o inseto seja encontrado é como capturalo. “Os moradores que encotrarem um inseto que possa ser o barbeiro,  não deve  matar o mesmo e sim utilizando luvas ou sacola plástica capturar e colocar em um pote plástico com furos e tampado para que não ocorra fuga, em seguida leva-los a um Posto de Saúde” falou Susana Amadori.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08