MEIO AMBIENTE

PNEUS INSERVÍVEIS COM DESTINO ADEQUADO

08/03/2019 | | Assessoria de Comunicação


Durante muito tempo os pneus inservíveis foram motivo para preocupação no município de Palmas, onde o número de pneus para descarte só aumentava e não se tinha uma solução definitiva para sua destinação adequada.

A situação se agravava nos tempos de calor e maior precipitação, quando os pneus descartados inadequadamente no meio ambiente se tornam possíveis criadouros de agentes transmissores de graves doenças, como é o caso da dengue.

Por meio de reuniões entre comerciantes, prestadores de serviços e representantes da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e da Procuradoria Geral do Município, surgiu uma solução, a criação de um ECOPONTO municipal, onde as empresas geradoras de pneus inservíveis direcionam todo esse material periodicamente, através da vinda de um caminhão específico que faz a coleta.

Essa coleta é realizada por um representante estadual da RECICLANIP, associação formada por fabricantes de pneus, responsável por dar um destino ambientalmente adequado aos pneus inservíveis através da sistemática denominada Logística Reversa.

Como ocorre a logística no município?

Os geradores de pneus inservíveis mantêm tais resíduos em estoques próprios, até que no município haja volume suficiente para uma carga. Quando atingir o volume necessário, a RECICLANIP é acionada, encaminhando um caminhão para coleta dos pneus.
Sabendo da data e horário da coleta, os comerciantes e prestadores de serviços encaminham os pneus inservíveis de seus estoques, diretamente para o caminhão da RECICLANIP, no ECOPONTO.

O cidadão, como deve proceder?
    
No momento em que troca os pneus em empresa especializada, a mesma já deverá estocar o pneu para posterior descarte adequado.
No caso de possuir pneus inservíveis guardados em casa, o munícipe pode procurar a borracharia ou auto-center onde costuma realizar serviços, ou revenda de pneus de preferência, onde os mesmos poderão dar o destino adequado.
Números
Em 2018, foram realizadas quatro cargas no município, onde houve a destinação adequada de 5.520 pneus, totalizando um montante aproximado de 55 toneladas.
Em 2019 já foram realizadas duas cargas, onde houve a destinação adequada de 2069 pneus, totalizando aproximadamente 24 toneladas.

Dúvidas?
Em caso de empresas possuírem dúvidas quanto à entrega dos pneus, ou a população necessitando de maiores informações, pode ser realizado contato com a Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, através do telefone 3262-5839, ou com a Vigilância Sanitária no telefone 3262-6013.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08