SAÚDE

CAPS promove nesta segunda (10) caminhada do Setembro Amarelo

04/09/2018 | | Assessoria de Comunicação


O Centro de Atenção Psicossocial, nesta segunda-feira (10), vai realizar uma caminhada pela Vida, a qual faz parte da Campanha Setembro Amarelo. Cerca de 50 pessoas, entre frequentadores do CAPS e servidores municipais, participaram da ação, carregando faixas e vestindo roupas amarelas. O grupo sairá da sua sede e se encaminhará até a Praça Central do município.


De acordo com a Coordenadora do CAPS, essa caminhada do Setembro Amarelo, visa chamar a atenção dos pacientes e familiares para a prevenção, assim como da comunidade, a respeito do preconceito com as doenças mentais.


“Sabemos que o índice do suicídio tem aumentado consideravelmente em todo o país, e vários pacientes tem uma certa facilidade, a procurar atentar contra a própria vida, por isso, precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento muito grande que pode levar a pessoa a chegar ao extremo que é o suicídio,” comenta Karine Tobera.


No CAPS do município são atendidas cerca de 250 pessoas por mês em acompanhamento direto e indireto. Pois muitos desses atendidos passam por aqui a cada 15 dias, os quais também recebem visitas domiciliares.


No primeiro atendimento o paciente passa por uma avaliação psicológica e psiquiátrica e é depois encaminhado para tratamento com medicamentos, quando necessário. Se for um caso de depressão leve ou moderada, os pacientes são encaminhados para o Posto Central.


Já para os casos que são mais criticos e complexos, os atendimentos são diretamente no CAPS. Além do atendimento com os profissionais de saúde e acolhimento com assistente social e pedagogos, onde eles passaram a frequentar oficinas de convivência, artesanato, exercícios físicos e diversas recreações.


Todos os atendidos são recepcionados com lanche e almoço para os que participam de atividades durante todo o dia. Durante todos os dias temos diversas oficinas terapêuticas que os profissionais de saúde proporcionam a eles.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08