SAÚDE

Audiência da Equoterapia em Palmas será na quinta-feira, 19

16/04/2018 | | Assessoria de Comunicação


O projeto de equoterapia da Cavalaria da PM existe há 25 anos e já atendeu mais cinco mil pacientes

Foto: Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

A audiência púbilca que vai debater a implantação do programa de Equoterapia em Palmas, no Sudoeste do Paraná, será na próxima quinta-feira (19), a partir das 15h no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori. O ato terá participação de oficiais do Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio da Polícia Militar.

De acordo com os assessores Aloísio Nascimento (Planejamento) e Alex Constantini (Saúde), na reunião serão apresentados detalhes do convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar. A explanação, a cargo do Major Cruz e da Tenente Wosniak, vai esclarecer dúvidas à comunidade e profissionais da Prefeitura.

"Após a palestra, a PM irá promover um curso de capacitação certificado pela Crefito-8 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e Unibrasil de formação para os profissionais em Curitiba", destacou Aloísio Nascimento. "O convênio prevê ainda, toda orientação e supervisão das ações que serão realizadas no municípios", completou Alex Constantini.

Contexto
As articulações para a PM-PR dar o suporte na implantação da Equoterapia em Palmas tiveram início no final de novembro de 2017, durante reunião com o comandante da Cavalaria, Major Elias Ariel de Souza. O Programa será implantado em uma área do Parque de Exposições Luiz Fernando de Abreu Ferreira - Pé Vermelho, onde serão realizados os atendimentos aos atendidos em entidades assistenciais.

De acordo com major Elias Ariel, em 25 anos o projeto de equoterapia da Cavalaria da PM atendeu mais cinco mil pacientes. "Agora o projeto deve ser expandido e o municpio de Palmas tem todas as condições para abrigá-lo. Será uma parceria que fará a cidade ganhar muito", disse o oficial na ocasião.

O Programa de Palmas foi criado pela lei nº 2519/2017, sancionada pelo prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, após aprovação na Câmara de Vereadores. "Criar um programa dessa magnitude é um antigo sonho que está cada vez mais próximo de ser concretizado", disse o prefeito. A estimativa é que as aulas tenham início na primeira metade deste ano.

Equoterapia
O método, também chamado de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.

A atividade é um complemento ao tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

SERVIÇO:
Palestra para implantação da Equoterapia em Palmas
Dia e horário: 19 de abril, 15h
Local: Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori
Aberto ao público em geral


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08