SAÚDE

Saúde de Palmas começa a implantar o projeto Gestando com Amor

13/02/2018 | | Assessoria de Comunicação


Em outubro do ano passado, a dona de casa Scheila Vidal, de 26 anos e moradora do bairro Lagoão, deu a luz aos trigêmeos Rafael, Gabriel e Miguel, após todos os procedimentos do pré-natal no sistema de saúde público de Palmas

Foto: Hospital São Lucas

O Projeto Gestando com Amor, criado pela Secretaria de Saúde começa neste mês a atuar no acompanhamento das gestantes de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A intenção é sensibilizar as grávidas sobre a importância do Pré Natal e humanizar o atendimento, registrando o momento das futuras mamães que cumprirem com os pré-requisitos.


O projeto vai funcionar a partir do momento em que a gravidez for confirmada em exame. A gestante que comparecer a, no mínimo, sete consultas de pré natal - uma por mês, realizar as vacinas e exames requisitados pela equipe e comparecer nos encontros agendados, vai ganhar um Book Fotográfico e um CD com as fotos.


“Passamos muito tempo vendo que as mulheres não estavam dando a devida importância ao Pré Natal", comenta o secretário de Saúde, Alex Constantini. "Esperamos que, com isso, elas compareçam as consultas”.


A iniciativa se deu a partir do momento em que foi percebido o alto índice de mortalidade materno-infantil em Palmas. A maioria pela falta de conscientização e acompanhamento da gravidez, que muitas vezes só é atendida depois do segundo trimestre da gestação, dificultando as chances da mãe e do bebê.


O projeto, idealizado por Alex Constantini, conta com o apoio da enfermeira Gracieli Martinazzo e a responsável pela Saúde da Mulher, Aline Cardoso. As imagens serão captadas pela fotógrafa Josiani Almeida em um espaço harmônico, para que todas tenham um belo registro de sua gravidez.


Importância do Pré Natal
O pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter. Ele mantém a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê, ressalta a enfermeira Graciele Martinazzo.


O acompanhamento deve ser realizado a partir dos primeiros meses. Nesta etapa é realizado o exame Beta HCG, que vai confirmar a gravidez da paciente. O Pré-natal, em Palmas, pode ser realizado no Posto de Saúde, de forma gratuita, além da opção particular.


Durante toda a gravidez, são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou do bebê. Após, a mãe é encaminhada para o obstetra responsável pela unidade de Pronto Atendimento de Palmas, assim se inicia o tratamento pós-parto, que vai preparar elas para o momento esperado.


O pré-natal é composto por sete consultas, segundo o Ministério da Saúde. Porém, em Palmas, são realizadas mais consultas de 10 a 15. “Preferimos sempre pecar por excesso do que por falta”, informou Graciele.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 13:00