CULTURA

Cultura promove testes para o lançamento do Cineteatro de Palmas

09/02/2018 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

O Departamento de Cultura promoveu, na última quinta-feira (08), um teste para a inauguração do Cineteatro de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A iniciativa, resultado de uma parceria da Prefeitura com o Serviço Social do Comércio (Sesc), prevê três sessões de cinema por semana, usando a estrutura do Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori.

A data para o início do funcionamento do Cineteatro, que terá acesso gratuito à população, ainda não foi definida. No teste, foram verificados o funcionamento dos equipamentos de iluminação e áudio.

Segundo a diretora de Cultura de Palmas, Luiza Mara Motta, as sessões serão oferecidas ao público comerciário, estudantes, usuários do Sesc e à comunidade em geral. "Todos que forem ao Cineteatro terão acesso a grandes obras da cinematografia brasileira e mundial", disse.

"Vamos priorizar as produções que não encontram espaço no meio comercial tradicional de distribuição e exibição", ressaltou o prefeito Dr. Kosmos Nicolaou. Na avaliação dele, os filmes a serem exibidos são aqueles premiados e reconhecidos em festivais de cinema nacional e internacional.

"O público pode ter certeza de que serão grandes obras cinematográficas que mereceriam ter uma maior circulação e nós daremos essa oportunidade à população de Palmas de ter acesso vindo ao Centro de Cultura assistir grandes obras cinematográficas", concluiu Dr. Kosmos.

De acordo com Alexandre Leidens, técnico de atividades e a gerente do Sesc, Ester Lara Lopes, foram adquiridos os direitos de imagem e circulação dos filmes que serão exibidos em Palmas. "São aproximadamente 200 produções que à população poderá assistir", informam.

Algumas obras a serem exibidas
- "Estômago" (2008), direção de Marcos Jorge, conta a saga de Raimundo Nonato que apresenta um misto de Drama e Comédia;
- "À sombra do vulcão" (1984), direção de John Huston, em que se apresenta uma adaptação de extrema grandeza da obra de Malcolm Lowry;
- "Azul Profundo" (2011), direção de Aris Bafaloukas, em que se mostra uma envolvente trama psicológica sobre a vida de Dimitri, um nadador de sucesso cujo passado retorna frequentemente; e
- "Hipócrates" (2014), direção de Thomas Lilti, em uma comédia dramática que a medicina é apresentada de uma maneira, no mínimo, diferente.

De acordo com os representantes do Sesc, há inúmeros filmes de diretores premiados, como Ingmar Bergman; Isao Takahata; Akira Kurosawa, entre outros. "O projeto, também, conta com vários clássicos do cinema, como as obras de Chaplin, e muitos filmes de produção brasileira", conclui Alex Leidens.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08