INFRAESTRUTURA

Nova ponte entre Palmas e Coronel Domingos Soares começa em março

08/02/2018 | | Assessoria de Comunicação


Participantes da reunião que definiu as obras da nova ponte do Abarracamento, no limite de Palmas com Coronel Domingos Soares

Foto: Ronildo Pimentel

As obras da nova ponte sobre o rio Chopim, no trecho onde está a comunidade do Abarracamento, terão início até meados do mês de março. O prazo ficou definido nesta quinta-feira (08), em reunião com agricultores, empresários e lideranças sociais, coordenada pelos prefeitos Dr. Kosmos Nicolaou e Maria Antonieta, respectivamente de Palmas e Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná.


Clique AQUI para ver mais fotos da reunião


A ponte do Abarracamento, construída em 1971, está no limite entre os dois municípios e nunca passou por uma reforma ou manutenção significativa. O valor global da nova estrutura, que será construída no modelo ponte molhada e terá 150 metros de comprimento e seis de largura, vai demandar investimento superior a R$ 1,7 milhão.


A nova via será construída através de uma Parceria Público Privada (PPP). A ideia de aproveitar o concreto existente na cabeceira da ponte atual foi descartada, devido a possibilidade da estrutura mista apresentar defeitos como rachaduras em um curto prazo de tempo. O impacto financeiro construindo do zero também não será significativo, avaliaram os participantes da reunião.


Contexto


Os tubos de concreto, que serão utilizados na construção da ponte molhada, mais barata e mais resistente aos períodos de cheias, já estão em Palmas. As estruturas foram cedidas pelo Governo do Estado, através de uma articulação do chefe da Casa Civil, deputado Valdir Rossoni, junto ao governador Beto Richa. A iniciativa privada viabilizou o transportes do material até a cidade.


"Este esforço conjunto, de todos os setores, demonstra que a nova ponte não atende os interesses apenas das nossas cidades, mas de toda a região", disse a prefeita de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta, na abertura da reunião. Ela lembrou que a ponte atual foi construída há mais de 40 anos, quando seu pai era prefeito de Palmas.


O prefeito Dr. Kosmos lembrou que, para as Prefeituras darem a contrapartida na execução das obras, é necessário enviar um projeto prevendo a PPP, para ser aprovado pelas Câmaras de Palmas e Coronel Domingos Soares. "Daí a importância da participação dos vereadores nesta discussão, como ocorre hoje", ressaltou.


"Precisamos da ponte? Precisamos. Por isto é importante o envolvimento de todos os segmentos sociais e econômicos", frisou. "Estamos hoje aqui para resolver o problema", destacou o prefeito de Palmas. Na reunião, registrada em ata, ficaram definidas as ações do poder público e da iniciativa - empresários e produtores que serão beneficiados pela nova estrutura.


Envolvimento


A reunião, no gabinete da prefeita Maria Antonieta, contou com participação dos secretários de Infraestrutura de Palmas e Coronel Domingos Soares - José Antonio Magarinos Bello e Mauro Correia de Almeida e dos diretores Jurícidos de ambos os municípios - Bruno Barbosa e Belirde Leite, respectivamente.


Também participaram os vereadores de Palmas, Paulo Bannake, Nilson Butner e Luiz Guesser e de Coronel Domingos Soares - Celso Souza, Adriano Guimarães e Ademir Doner. A previsão é que a nova estrutura fique concluída num prazo de um ano.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08