CULTURA

Cultura divulga o calendário de eventos para 2018 em Palmas

07/02/2018 | | Assessoria de Comunicação


Festival Pé Vermelho da Canção de Palmas atraiu compositores de diversos estados do Brasil em 2017

Foto: Josiani Almeida

O Departamento de Cultura divulgou esta semana o Calendário de Atividades Culturais 2018 de Palmas, no Sudoeste do Paraná. A programação, que começa nos dias 21 e 22 de março, vai até dezembro com com o Natal dos Ventos - Fábrica de Sonhos e inclui eventos de grande porte em nível regional, estadual e nacional.

“Em 2017, nosso trabalho foi muito intenso para formarmos uma plateia em Palmas e trazer a população para os eventos e espetáculos que aconteceram”, ressaltou a diretora de Cultura, Luiza Mara Motta, ao participar nesta terça-feira (06) do programa de rádio Prefeitura em Ação. Ela aproveitou ainda para lembrar que em 2018 a expectativa é que mais pessoas compareçam as atividades.

Após as festividades de Carnaval, nos dias 21 e 22, acontece no Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori, o espetáculo MPB Para Crianças. A promoção é destinada para crianças das escolas da rede pública municipal, com a intenção de levar os jovens a uma viagem para conhecer o valor da Música Popular Brasileira.

“Temos que educar e trazer a cultura da importância da MPB para as crianças e essa atividade vai apresentar isso a elas”, informou Luiza.

Em abril, mês de aniversário do município, a programação será concentrada na 41ª Feira Estadual do Bezerro, de 12 a 15 no Parque de Exposições Luiz Fernando de Abreu Ferreira – Pé Vermelho. O evento este terá como diferencial de realização de grandes shows com artistas de renome nacional, que serão divulgados nos próximos dias.

A expectativa, com relação ao evento, é repetir os excelentes números de 2017. "Para se ter uma ideia, só nos dias da promoção (de 07 a 09 de abril), foram movimentados mais de R$ 4 milhões em negócios fechados no local, venda de alimentos e leilões de animais", informou o prefeito, Dr. Kosmos Nicolaou.

No palco
Em maio, nos dias 11 e 12, vai acontecer o Festival Fic Eispal, uma parceria da Prefeitura com a escola, que retorna nesse ano apresentando para a cidade novos talentos da música. Ainda em maio, no dia18, acontece o Circuito Sesi em parceria com a Prefeitura, que traz para a cidade diferentes espetáculos teatrais e musicais. A atividade vai se repetir em junho, no dia 14.

O Festival de Corais no GoGó volta a ser realizado em julho. Em 2017, a promoção encantou e emocionou o público que lotou o Centro de Cultura para assistir a apresentação de grandes clássicos da música internacional.

Para agosto está previsto o 1º Festival de Teatro, uma parceria envolvendo o Departamento de Planejamento e outros setores da Prefeitura. O mês de setembro prevê grandes eventos, começando com mais uma edição do Festival Pé Vermelho da Canção, que no ano passado contou com a inscrição de músicas inéditas de vários estados. No dia 21 será ralizada mais uma etapa do Circuito Sesi.

ExpoPalmas
A exposição, que chega a 13ª edição, volta a ser realizada após seis anos de interrupção. O evento será de 27 a 30 de setembro no Parque de Exposições. "Vamos resgatar este ano a ExpoPalmas e incluir todos os setores da economia - comércio, produtores, entidades assistenciais, parque de diversões e shows", adiantou o prefeito.

Em outubro, no dia 11, mais uma etapa do Circuito Sesi. Para o mês de novembro, o Calendário de Eventos prevê a Noite Clássica, que será realizada no dia 09, trazendo para o Centro de Cultura grandes clássicos que irão encantar os amantes do gênero musical.

A abertura do Natal dos Ventos - Fábrica de Sonhos de 2018 será dia 1º de dezembro e prevê muitas atividades durante todo o mês. “Esse ano, o Natal em Palmas será mais grandioso ainda e esperamos que toda a população que se envolveu em 2017 participe mais uma vez neste ano”, ressaltou Luiza Mara. No ano passado, mais de 40 mil pessoas curtiram as atividades da promoção.

Recorde de público
Em 2017, o Departamento de Cultura conseguiu formar uma grande plateia para prestigiar os eventos. A parceria com o Sesi foi firmada com a condição de mobilizar a população para prestigiar os eventos. “Caso conseguíssemos aumentar o público, um outro espetáculo seria agregado a agenda durante o ano”, lembrou a diretora de Cultura.

No fim do ano, ao receber a estimativa de público, a surpresa - Palmas perdeu apenas em um espetáculo para Cascavel, nos demais que foram realizado juntamente com o Sesi e a cidade bateu record de público.  “Aproximar a população da cultura e levar isso para todos os cantos da cidade foi nossa maior conquista em 2017”, finalizou Luiza.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 13:00