NATAL

Mais de 40 mil já curtiram o Natal dos Ventos 2017, de Palmas

22/12/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

Mais de 40 mil pessoas já se encantaram com os enfeites e as apresentações de 2017 do "Natal dos Ventos - Fábrica de Sonhos" de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Na festa de abertura da programação, dia 02 de dezembro, mais de 20 mil tomaram conta da Praça do Senhor Bom Jesus e ruas da região central.

"O ano de 2017 ficará conhecido pelo maior evento de Natal da história de Palmas", afirma o prefeito Dr. Kosmos, ao fazer um balanço das atividades. O espírito natalino se espalhou por várias regiões da cidade. Até o encerramento da programação foram realizadas 11 apresentações artístico-cultural.

Na praça central, os enfeites tem feito a alegria de centenas de família que fazem fila para tirar fotos junto ao presépio ou mesmo da casinha e com o Papai Noel. O Parque da Gruta, que passou por uma revitalização, tem atraído pessoas que se encantaram com o show de luzes montado próximo ao lago e também com o reforço na segurança do local.

O Centro de Cultura Dom Agostinho José Sartori ganhou uma decoração especial. O espaço foi palco de apresentações que integraram a programação do Natal dos Ventos. A Praça João Bannach Sobrinho e o trevo de acesso do Lagoão foram enfeitados pela primeira vez, atraindo à atenção de moradores de vários bairros que formam a região.

Descentralização
“Não queríamos que o Natal fosse restrito a Praça central, então decidimos levar um pouco do espírito natalino para toda cidade”, ressaltou a coordenadora da Comissão Organizadora, Professora Joseana Nicolaou. O Natal garantiu o retorno das pessoas de bem às praças e parques de Palmas, completou.

A afirmação da secretária de Educação encontra respaldo nas cenas vistas em todas regiões de palmas e nas fotos ou vídeos publicadas pela população nas redes sociais da internet. "É muito bom ver as famílias tirando um tempo do seu dia para levar as crianças na praça que passou por um processo de revitalização, com limpeza e arborização", completou Professora Joseana.

“Só temos a agradecer, a todas as pessoas que se empenharam para fazer o Natal acontecer", ressalta Dr. Kosmos. "Mas, principalmente agradecer à população que atendeu o chamando participando das atrações da programação e se envolvendo com o espírito natalino”.

Envolvimento
Após a festa de abertura, o segundo dia da programação do Natal dos Ventos (dia 05), contou com a participação dos estudantes do Colégio Bom Jesus (BJ). A apresentação, envolvendo 220 crianças dos ensinos Infantil e Fundamental, emocionou o público que lotou às ruas próximas ao Palácio Bispal.

O musical “Um Conto de Natal”, apresentado dia 07, lotou o auditório do Centro de Cultura. No palco, se revezaram aproximadamente 150 artistas e bailarinos da Escola Pública Nascer para Arte.

Os integrantes do Coral Municipal e da Escola Sonar encantaram o público nos dias 08 e 15, interpretando canções natalinas das janelas do Museu José Alexandre Vieira. A Família Paganini encerrou a primeira semana da programação, emocionando o público com participação especial do coral de Mamães e Papai Noel da Terceira Idade.

Os estudantes do Colégio HBC também participaram da programação, com uma apresentação emocionante na rampa em frente ao Banco Bradesco. O ato mobilizou mais de 120 estudantes e professores da instituição.

Com o tema “Natal de Todos”, a escola de dança Studio Sintonia do Corpo, se apresentou dia 14 no palco da Praça. Aproximadamente 60 dançarinos encantaram o público que lotou os espaços do local para ver as coreografias de ballet clássico, dança do ventre, danças urbanas e jazz lirycal.

A fanfarra, dançarinos e artistas da Escola Pública Nascer para Arte encerraram no sábado (16), a programação da segunda semana do Natal dos Ventos. Mais de 40 integrantes da instituição apresentaram um grande espetáculo que prendeu a atenção do público no palco da Praça.

A última semana do Natal dos Ventos ficou marcada com os desfiles do Papai Noel e seu trenó pelas ruas de diversos bairros da periferia de Palmas. Nas passagens, o Bom Velhinho distribuía doces para a criançada.

A Banda de Papais Noéis de Guarapuava, encerrou a programação de atrações da promoção. O grupo, com 20 músicos tocando instrumentos de sopro e percussão, percorreu, nos dias 21 e 22, as ruas, comércio e repartições públicos, em destaque o Posto de Saúde Central, levando o espírito natalino para toda população de Palmas.


Os alunos do Centro da Juventude José Bonifácio Guimarães de Andrade (CJ Juca Andrade), no bairro Hípica, receberam na terça-feira (19), os presentes arrecadados pelo Programa Papai Noel dos Correios do Brasil. A iniciativa foi adotada pelos servidores da Prefeitura e das instituições envolvidas.

Energia e sonhos
Os temas do Natal 2017, que deverá virar tradição, busca retratar um dos símbolos de Palmas - os ventos, fenômeno característico e que gera energia elétrica limpa e sustentável nas usinas eólicas.

Já a Fábrica de Sonhos, retrata o sentimento de cada criança, jovem, adulto e idoso, que guarda em seu coração, em sua mente, um sonho ainda a ser realizado. "Através da nossa participação, nesse processo de desenvolvimento na cidade do espírito de Natal, nossos sonhos se tornaram realidade", concluiu Professora Joseana.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08