BOMBEIROS

Bombeiros de Palmas conclui o treinamento com militares de SC

20/12/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

A 3ª Seção do Corpo de Bombeiros de Palmas, no Sudoeste do Paraná, recebeu de 19 a 20 de dezembro (terça e quarta-feira), integrantes da Força Tarefa do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê (SC). O grupo, formado por 12 bombeiros militares, participou de um treinamento de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).

A capacitação, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Palmas, 1º Tenente Guilherme Augusto Picolotto, teve duração de 24 horas ininterruptas. A intenção era proporcionar aos participantes a sensação de fazer parte de uma equipe nível Leve, com autonomia de um dia, período de permanência da equipe no local do evento.

“A capacitação buscou ainda estreitar os laços entre os Bombeiros do Paraná e de Santa Catarina, proporcionando a troca de experiências entre o efetivo e promovendo a confraternização entre as instituições, as quais podem vir a trabalhar juntas em eventos de grande magnitude”, ressaltou Picolotto.

Ainda de acordo com o comandante da 3ª Seção dos Bombeiros de Palmas, esse preparo é muito importante para a formação do bombeiro militar, que deve estar sempre apto para auxiliar a população em diferentes ocasiões.

BREC
Em decorrência de desastres que estão ocorrendo com maior frequência nos últimos anos, o Brasil vem preparando seus profissionais para situações específicas de resgate. Esta capacitação tem atingido um grau de importância cada vez maior em função de tragédias recentes em todo o mundo.

Tornados, terremotos, deslizamentos, atentados terroristas, incêndios e outros desastres que resultam em colapso de estruturas e necessitam de uma técnica conhecida como BREC.

A capacitação é empregada de acordo com as técnicas internacionais padronizadas INSARAG - Grupo Assessor Internacional de Busca e Resgate (Internacional Search and Rescue Advisory Group), sendo uma rede formal de organizações que respondem aos desastres, cujo enfoque original foi de Busca e Resgate (Search And Rescue - SAR) em nível urbano.

Para as vítimas que se encontram na superfície, são aplicadas técnicas de busca e marcação INSARAG, técnicas de remoção, levantamento e estabilização de cargas para o resgate. Os profissionais são treinados ainda para penetrar nas estruturas e escoar as áreas para penetração, além de estabilizar e extrair corretamente as vítimas.

Na capacitação, os participantes aprendem a enumerar as normas de segurança a serem seguidas em uma operação de busca e resgate, explicar a organização e os procedimentos a serem seguidos para o início de uma operação. Eles devem aplicar as técnicas de chamada e escuta em paralelo e circular num cenário apresentado.

Os participantes foram colocados frente a um cenário simulado, onde foi realizado o resgate de três vítimas (boneco), o qual teve duração de cerca de 8 horas.


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30
13:00 às 17:30

CNPJ

76.161.181/0001-08