SAÚDE

Mais de 80 voluntários participam da coleta de sangue em Palmas

20/12/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

O Hemonúcleo de Pato Branco realizou, nesta terça-feira (19), o trabalho de coleta de sangue em Palmas, no Sudoeste do Paraná. A ação, das 9h30 às 16h na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acipa), contou com participação de mais 80 voluntários.

Esta foi a segunda coleta de sangue em Palmas promovida pelo Hemonúcleo
De acordo com o diretor de Saúde, Alex Constantini, a organização foi fundamental para o bom andamento dos trabalhos. "O local escolhido também facilitou o acesso e a doação não tomou muito o tempo das pessoas que queriam participar da ação”, disse.

“Cada pessoa chegou na hora marcada e nenhuma delas precisou esperar muito. Esse modelo de organização com certeza será usada em outras campanhas, até pelo fato de não ter senhas, as pessoas não precisam chegar cedo e aguardar a manhã inteira para fazer a doação de sangue”, completou Constantini.

Estratégia
A enfermeira Cleidiane, responsável pela coleta, comentou também que não se pode coletar pouco e nem muito sangue. "Colhemos sempre de 400 a 450 ml", disse. Ela explica que pouco não vai suprir a necessidade e muito, vai acabar vencendo e deverá ser descartado.

Para que o sangue não acabe vencendo, é feito uma estratégia em campanhas para arrecadar uma quantidade ideal para não correr o risco de perder e deixar o doador inapto para doar por dois ou três meses.

Aproximadamente 10% das pessoas que querem ser doadoras ficam inaptos por estarem com algum problema de saúde. Desta forma, ficam impedidas do procedimento, para participar, é necessário pesar acima de 50 quilos. Na hora de fazer o cadastro, já realizam o teste de anemia que o homem deve estar dentro de 13 a 17,9 e a mulher de 12,5 s 17,9 para poder fazer a doação.

Gesto de amor
O ato de doar sangue é uma ação solidaria e pode salvar vidas. A avaliação é da dona de casa Esli Aparecida Donner, doadora a vários anos. “ Iniciei ha muitos anos a doação de sangue e meu intuito sempre foi ajudar a salvar vidas, pois penso muito no meu próximo. Me sinto útil e feliz realizando a ação”.

"Eu não espero precisar, mas caso aconteça, sei que assim como existem vários doadores por ai, que também pensam em salvar vidas”, completou Patricia de Lima, que realizou ontem sua terceira doação.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 13:00