AGRICULTURA

Agricultores de Palmas já receberam pela primeira entrega ao PAA

05/12/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Ronildo Pimentel

Os pequenos agricultores de Palmas, no Sudoeste do Paraná, que estão integrados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) receberam, nesta terça-feira (05), os recursos referentes a primeira entrega de alimentos. A parcela, de aproximadamente R$ 19 mil, já está depositada na conta dos 54 produtores que participam da iniciativa.

Palmas é um dos cinco municípios do Paraná que está incluído nesta nova fase do PAA, que parou em 2014 por falta de recursos. O programa, que foi criado em 2003 para fortalecer a agricultura familiar, foi retomado nos últimos meses pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O PAA tem mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos. Os alimentos são adquiridos, na maioria dos casos, de assentados da reforma agrária, agricultores familiares e pequenos sítios e chácaras das imediações da cidade e repassados às entidades assistenciais que integram o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea).

Contexto
A reintegração de Palmas foi anunciada no dia 16 de novembro, pelo prefeito Dr. Kosmos Nicolaou, em reunião com o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Edson Cassaniga, agricultores que participam do programa e entidades beneficiadas. A cidade vai receber, ao final desta etapa do PAA, R$ 202 mil.

De acordo com o prefeito Dr. Kosmos, o programa vai alimentar mais de três mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Logo após a reintegração de Palmas, os agricultores que irão vender os produtos, já receberam o cartão do banco para sacar os valores repassados pelo MDS.

"Palmas está recendo o maior valor entre os cinco municípios do Paraná que integram o programa", revelou Cassaniga. Nesta terça, as entidades já receberam a segunda leva de alimentos. "Temos um controle bem rígido da qualidade dos produtos que chegam aqui e que vão contemplar as entiddes", disse a nutricionista Camila Tonial Bueno.

Entrega
Os alimentos - frutas, verduras e legumes - foram retirados na área gastronômica do Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho). As carnes que são adquiridas pelo programa são entregues no frigorífico, após a inspeção das equipes da Prefeitura.

A presidente do Consea, irmã Ivany Peres, acompanhou o repasse. "É muito bom saber que estes alimentos vão para quem realmente precisa", afirmou. Entre as beneficiadas estão as comunidades Quilombolas Tobias Ferreira, Trindade Batista e Castorina da Conceição, Escola Eispal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Lar dos Velhinhos e Casa de Passagem IPAC


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30