SAÚDE

Vigilância em Saúde emite alerta para intoxicação por pesticidas

14/11/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Arquivo Google

A Vigilância em Saúde de Palmas, no Sudoeste do Paraná, reforçou junto aos médicos para a importância dos cuidados com agrotóxicos. A intoxicação provocada por este tipo de produto provoca grandes danos à saúde humana, ela costuma ser deletéria e muitas vezes fatal para as pessoas que inalam.

"Essa ação pode ser sentida logo após o contato com o produto (os chamados efeitos agudos) ou após semanas/anos (são os efeitos crônicos) que, neste caso, muitas vezes requerem exames sofisticados para a sua identificação", ressalta Rosangela Ricardo, da equipe de Epidemiologia do Departamento de Saúde.

A ação busca chamar a atenção dos profissionais sobre os principais sintomas. Ao reconhecer esses sinais e informar o fato às autoridades da rede de saúde, possibilita identificar situações de risco e outros agravos.

Nesta segunda-feira (13), a Vigilância em Saúde, elaborou uma nota informativa sobre o tema. O material está sendo repassado a todos os agricultores da região, onde descreve os principais sinais que caracterizam a intoxicação aguda por agrotóxicos: irritação de pele, mucosas e vias aéreas superiores, cefaleia, náusea, vômitos, tontura, diarreia, dor epigástrica, cólicas abdominais, entre outros.

A Vigilância registrou neste ano dois casos de intoxicação por agrotóxicos cuja Ficha de Investigação para intoxicação exógena, que inclui intoxicação por agrotóxicos.

Segundo a Chefe de Vigilância em Saúde Karine Tobera ressalta "é muito importante que os trabalhadores vejam as informações nos rótulos, bulas e em cartilhas sobre agrotóxicos pois servem para os trabalhadores rurais evitar a penetração pela boca, nariz, pele, olhos e outras partes do corpo".

É preciso salientar que sintomas inespecíficos (dor de cabeça, vertigens, falta de apetite, falta de forças, nervosismo, dificuldade para dormir) presentes em diversas patologias, frequentemente são as únicas manifestações da intoxicação por agrotóxicos, razão pela qual raramente se estabelece esta suspeita diagnóstica.

A presença desses sintomas em pessoas com história de exposição a agrotóxicos deve conduzir à investigação diagnóstica de intoxicação. É importante lembrar também que enfermidades podem ter outras causas, além dos produtos envolvidos. Um tratamento equivocado pode piorar as condições do enfermo.

Cuidados diários em casa

- Lave bem os alimentos
- Coma frutas sem casca
- Prefira legumes e verduras da época
- Diversifique a alimentação


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30