TURISMO

Palmas participa de pesquisa sobre o perfil do turista no Brasil

13/10/2017 | | Assessoria de Comunicação


Foto: Josiani Almeida

A cidade de Palmas, no Sudoeste do Paraná, foi selecionada para participar de uma pesquisa que vai traçar o perfil do turista brasileiro. O levantamento, "O Perfil dos Turistas", realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e Ministério do Turismo, será realizado em 137 municípios do país. Deste total, 27 são capitais.


O levantamento começou nesta segunda-feira (09). "A pesquisa vai focar em informações sobre quais as viagens que os entrevistados realizaram nos últimos 12 meses", ressaltou a diretora de Turismo de Palmas, Carine Ambrósio. "No entanto, teremos condições de entender o que a população na hora de escolher um destino de viagem e ver de que forma nossa cidade poderá atrair mais turistas", frisou.


Carine lembra que Palmas oferece, além de um excelente parque hoteleiro, restaurantes que servem pratos diferenciados, uma fábrica de cerveja artesanal conceituada e diferentes atrativos. "Temos o Parque Eólico, que carateriza Palmas como a cidade dos ventos", listou.


"Também temos um roteiro de turismo religioso que inclui catedrais e o segundo seminário na história do Paraná; o Parque da Gruta e sua reserva ambiental com cachoeira no centro da cidade", concluiu Carine.


Procedimento
A pesquisa, segundo a FIPE e o Ministério do Turismo, vai auxiliar na formulação de políticas públicas de estíulo ao setor de viagens no país. Além de Palmas, Francisco Beltrão no Sudoeste do Paraná, também foi escolhida. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.


O estudo será realizado em duas etapas. cadastro de pessoas interessadas em participar e, posteriormente, aplicação do questionário com as perguntas definidas. A primeira fase quer cadastrar 30 mil domicílios.


A metodologia da pesquisa a ser implementada em 2018, com coleta de dados por painel, é pioneira no Brasil para o monitoramento da atividade turística. Com ela será possível obter resultados da movimentação dos fluxos de turistas e dos seus gastos entre as diferentes regiões do País.


“Temos um enorme potencial de turismo doméstico e queremos avançar para garantir que cada vez mais brasileiros possam viajar pelo seu país”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.


Em abril, o governo federal lançou o Brasil + Turismo, pacote de ações para impulsionar o turismo no país. Uma das metas é chegar, em 2022, a 100 milhões de viajantes domésticos, ante os 60 milhões registrados atualmente.


Galeria de imagens

logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30