Ato em homenagem ao Dia do Professor reúne mais de 500 em Palmas

09/10/2017 | | Assessoria de Comunicação

Representantes das escolas receberam bolsa em homenagem do Sindiprom

Foto: Ronildo Pimentel

O jantar em homenagem ao Dia do Professor, na última sexta-feira (06), reuniu mais de 500 profissionais da rede pública municipal de Palmas. O ato, no Clube União Recreativo Palmense, foi idealizado pelo Sindicato dos Professores Municipais (Sindiprom) e contou com parceria da Secretaria de Educação. O evento contou com apresentações de dança e de artistas da Escola Pública Nascer para Arte.

Clique AQUI para ver o álbum de fotos da homenagem

A homenagem contou com participação do prefeito e do vice, Dr. Kosmos Nicolaou e Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka e da secretária de Educação, Profesora Joseana Nicolaou. O Dia do Professor no Brasil é comemorado em 15 de outubro. A data homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento desde a educação infantil até o ensino superior universitário.

A presidente do Sindiprom, professora Cassimara Longhi, agradeceu a presença de todos e destacou o momento em que passa a categoria. "A administração municipal tem se demonstrado parceria dos professores. Em todos os momentos que procuramos, fomos muito bem recebidos. Só temos a agradecer esta atenção", disse. Durante a solenidade, os professores receberam uma bolsa especial do Sindicato.

A secretária de Educação também destacou a presença expressiva no evento e diz que a atual gestão não tem poupado esforços para melhorar as condições dos professores. "Temos realizado cursos de formação continuada e outras capacitações, dando total suporte para que nossos professores tenham condições de dar a melhor educação aos nossos alunos", disse Professora Joseana.

Sede própria
O prefeito Dr. Kosmos destacou os avanços da categoria promovidos pela atual administração. "Este ano, conforme compromisso nosso, concedemos a data base em março e a partir de 2018, daremos a data-base já no início do ano. Também repassamos o quinquênio, que era uma antiga luta dos professores", disse.

Em seu discurso, Dr. Kosmos anunciou a concessão de um terreno da Prefeitura, onde será construída a sede própria do Sindiprom. "Vou entregar hoje, a professora Cassimara, o contrato de concessão, por que a Prefeitura não pode doar o terreno. Esta concessão é de 20 anos e poderá ser renovada", ressaltou.

"A partir de agora, o Sindiprom irá construir e finalmente terá sua sede própria, garantindo mais dignidade e conforto aos professores associados", frisou Dr. Kosmos. O terreno concedido ao Sindicato tem aproximadamente 1,8 mil metros quadrados e foi escolhido pelos professores. "Já está tudo plano, só temos que começar as obras", informou a presidente Cassimara.

Dr. Kosmos citou uma frase de Rubem Alves para homenagear a categoria. "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprendem a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor assim, não morre jamais".

"E, neste dia em que se comemora o Dia do Professor, queremos externar o nosso reconhecimento a vocês, que detêm não apenas uma profissão, mas que a exercem com dedicação, comprometimento e amor", completou Dr. Kosmos.

Contexto
A origem do dia do professor se deve ao fato de, no dia 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. A medida ainda regulamentou os conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos educadores.

Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros colegas, criou nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682.

No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada ao ensino - a Pedagogia. Pode ser um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de receber as primeiras experiências em sala de aula.