EDUCAÇÃO

Ato em homenagem ao Dia do Professor reúne mais de 500 em Palmas

09/10/2017 | | Assessoria de Comunicação


Representantes das escolas receberam bolsa em homenagem do Sindiprom

Foto: Ronildo Pimentel

O jantar em homenagem ao Dia do Professor, na última sexta-feira (06), reuniu mais de 500 profissionais da rede pública municipal de Palmas. O ato, no Clube União Recreativo Palmense, foi idealizado pelo Sindicato dos Professores Municipais (Sindiprom) e contou com parceria da Secretaria de Educação. O evento contou com apresentações de dança e de artistas da Escola Pública Nascer para Arte.


Clique AQUI para ver o álbum de fotos da homenagem


A homenagem contou com participação do prefeito e do vice, Dr. Kosmos Nicolaou e Cesar Pacheco Baptista, o Baitaka e da secretária de Educação, Profesora Joseana Nicolaou. O Dia do Professor no Brasil é comemorado em 15 de outubro. A data homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento desde a educação infantil até o ensino superior universitário.


A presidente do Sindiprom, professora Cassimara Longhi, agradeceu a presença de todos e destacou o momento em que passa a categoria. "A administração municipal tem se demonstrado parceria dos professores. Em todos os momentos que procuramos, fomos muito bem recebidos. Só temos a agradecer esta atenção", disse. Durante a solenidade, os professores receberam uma bolsa especial do Sindicato.


A secretária de Educação também destacou a presença expressiva no evento e diz que a atual gestão não tem poupado esforços para melhorar as condições dos professores. "Temos realizado cursos de formação continuada e outras capacitações, dando total suporte para que nossos professores tenham condições de dar a melhor educação aos nossos alunos", disse Professora Joseana.


Sede própria
O prefeito Dr. Kosmos destacou os avanços da categoria promovidos pela atual administração. "Este ano, conforme compromisso nosso, concedemos a data base em março e a partir de 2018, daremos a data-base já no início do ano. Também repassamos o quinquênio, que era uma antiga luta dos professores", disse.


Em seu discurso, Dr. Kosmos anunciou a concessão de um terreno da Prefeitura, onde será construída a sede própria do Sindiprom. "Vou entregar hoje, a professora Cassimara, o contrato de concessão, por que a Prefeitura não pode doar o terreno. Esta concessão é de 20 anos e poderá ser renovada", ressaltou.


"A partir de agora, o Sindiprom irá construir e finalmente terá sua sede própria, garantindo mais dignidade e conforto aos professores associados", frisou Dr. Kosmos. O terreno concedido ao Sindicato tem aproximadamente 1,8 mil metros quadrados e foi escolhido pelos professores. "Já está tudo plano, só temos que começar as obras", informou a presidente Cassimara.


Dr. Kosmos citou uma frase de Rubem Alves para homenagear a categoria. "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprendem a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor assim, não morre jamais".


"E, neste dia em que se comemora o Dia do Professor, queremos externar o nosso reconhecimento a vocês, que detêm não apenas uma profissão, mas que a exercem com dedicação, comprometimento e amor", completou Dr. Kosmos.


Contexto
A origem do dia do professor se deve ao fato de, no dia 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. A medida ainda regulamentou os conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos educadores.


Em 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros colegas, criou nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682.


No Brasil, para se tornar professor, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada ao ensino - a Pedagogia. Pode ser um curso na modalidade de licenciatura, onde se apreende os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de receber as primeiras experiências em sala de aula.


logo TURISMO PALMAS

Turismo

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30