INDúSTRIA E COMéRCIO

Servidores de Palmas na oficina de Legislação em União da Vitória

10/08/2017 | | Assessoria de Comunicação

Integrantes do Comitê Gestor da Lei Complementar nº123/2006 em Palmas participaram da oficina "Legislação e Políticas Públicas" realizada em União da Vitória no início da semana. A iniciativa busca promover o desenvolvimento econômico e social da região.

De Palmas participaram o diretor de Licitação e Compras Cesar Honaiser e a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Edimara Muller. O Comitê Gestor pelo eixo de acesso ao mercado levantou a necessidade da capacitação dos empreendedores, tema de pauta nas reuniões mensais.

O grupo, integrado por empreendedores e servidores públicos, busca discutir os quatro eixos que são prioridades neste primeiro momento. Um deles é o acesso a mercado, lembra Edimara.

A oficina buscou contribuir na área de planejamento, focando essa instrumentalização ao processo de compras ou seja, legalidade versus operacionalidade. Durante o treinamento foram abordados a importância de  conhecer a realidade local para deter a informação dos potenciais fornecedores, bem como orientar o comprador à elaboração do planejamento visando atingir o princípio da economicidade, observando procedimentos adequados a nova legislação.

Segundo Cesar Honaiser, é de extrema importância a divulgação dos editais. "Assim vamos conseguir que os pequenos comércios também consigam participar das licitações", disse.

Edimara Muller ressalta que a criação e manutenção do cadastro dos fornecedores permitirá a adequação das necessidades do comprador.

Nos próximos dias serão realizadas em Palmas, mais duas oficinas de compras para os servidores públicos municipais. A primeira será em  21 de agosto e a segunda no dia 11 de setembro.