Começa em Palmas a XII Mostra da Cultura Indígena Kaingang

18/04/2017 | | Assessoria de Comunicação


Silvio Santos

Começou na manhã desta terça-feira (18), a XII Mostra da Cultura Indígena Kaingang de Palmas, no Sudoeste do Paraná. O evento, que prossegue até quinta-feira (20), conta com exposição de fotos e comidas típicas, ervas medicinais, apresentações de danças, cantos, músicas e outras manifestações da etnia.

A abertura da Mostra, que marca as comemorações do Dia Índio, comemorado em 19 de abril (quarta-feira), seguiu o cronograma com pronunciamentos da diretora do Colégio Estadual Segsó Tãnh, Alessandra de Souza Castilho e do Cacique Claudiomiro André.

O ato contou ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro cantado em Kaingang e em Português. A diretora do Departamento de Turismo, Carine Ambrósio, disse que a Mostra integra ainda mais a comunidade de Palmas aos indígenas.

"Os kaingangs tem um valor histórico inestimável para nossa a nossa cultura", ressaltou Carine. Nos três dias da Mostra estão previstos concurso para escolha de rei e rainha da escola, apresentações de danças, cantos, músicas, exposição de comidas típicas, ervas medicinais, fotos e artesanatos.

O museu indígena vai apresentar objetos da cultura kaingang. A intenção, segundo o Cacique Claudiomiro André, é aproximar a população para conhecer a cultura e os costumes dos indígenas residentes na comunidade.

“A Mostra é uma forma de integração entre os índios e o povo da cidade”, disse. Outro ponto de destaque são as competições realizadas durante o evento.

Também participaram da abertura as chefes das divisões de Cultura e Diversidade, Luiza Mara Motta dos Santos Alexandra da Silva Oliveira e a chefe de Seção de Museu, Biblioteca e Cultura, Gema Maria Lorenzetti Sthalshimid, professores e alunos de escolas indígenas de Clevelândia, Abelardo Luz e população em geral.


Programação:

Terça-feira(18)

Manhã
10h - Pronunciamento da Senhora Diretora Alessandra de Souza Castilho
Pronunciamento do Cacique Claudiomiro André
Abertura com Hino Nacional Kaingang 1ª parte, Hino Nacional em Português 2ª Parte
Apresentação de Cantos Indígenas Kaingang
Visita a exposição da Mostra

Tarde
14h - Desfile da escolha da Garota e Garoto do Colégio Segsó Tanh Sá.
Apresentações Artísticas Interculturais
Visita à exposição da Mostra

Quarta-feira (19)

Manhã
10:00 – Apresentações Artísticas Interculturais
Visita a exposição da Mostra

Tarde
14:00 – Abertura dos jogos Indígenas com tocha Olímpica
Jogos:
Voleibol
Arremesso de lança
Cabo de Guerra
Corrida da Tora
Pau de Cebo

Quinta-feira (20)

Manhã
Arco e flecha
Corrida Rústica
Paleta
Luta Corporal
Futebol

Tarde
Premiação dos Jogos
Encerramento


logo TURISMO PALMAS

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30