SAÚDE

Palmas estima vacinar 11,5 mil pessoas contra a gripe em 2017

18/04/2017 | | Assessoria de Comunicação


Meta em Palmas é imunizar 11,5 mil pessoas

Fotomontagem: Josiani Almeida

Começou nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que prossegue até 26 de maio. O dia de mobilização nacional será em 13 de maio. Em Palmas, a meta é vacinar aproximadamente 11,5 mil pessoas.

De acordo o Ministério da Saúde, em todo país, a meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores das redes pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde de Palmas, a estimativa é vacinar aproximadamente 11,5 mil pessoas que integram os grupos prioritários. Segundo a Divisão de Vigilândia em Saúde, a população precisa ficar atenta e não deixar para tomar a vacina em cima da hora. É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado.

É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito. A intenção é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.

Campanha
A vacinação será realizada em todas as unidades de saúde de Palmas. A Unidade de Saúde Central fará horário estendido durante toda a campanha até as 19h30. Serão realizados dois dias “D” de mobilização para campanha de vacinação. O primeiro será no em 06 de maio (sábado) das 08h30 as 17h em todo município, inclusive na praça. O segundo ocorrerá da mesma forma no dia 13 de maio.

É importante ressaltar que estudos demonstram que o vírus influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. Portanto, ao tomar a vacina, a pessoa não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.


Prioritários
O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde. Os professores das redes pública e privada (devem apresentar declaração fornecida pela instituição de ensino);

Também integram o grupo os povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.


logo TURISMO PALMAS

ENDEREÇO

Prefeitura de Palmas - PR
Avenida Clevelândia, 521 Caixa Postal 111
Tel: (46) 3263-7000
Horário de atendimento:
08:00 às 11:30 e 13:00 às 17:30